MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sorteio definiu ordem de beneficiários em Microbacias de São João da Barra

Agricultores da Microbacia de Campo de Areia, localizada no quinto distrito de São João da Barra e que reúne as comunidades de Campo de Areia, Cazumbá, Concha e Sabonete, participaram, na noite da última terça-feira, de um sorteio para a definição da ordem dos beneficiários com subprojetos voltados à proteção ambiental aliada ao aumento da renda familiar. Na véspera, processo semelhante aconteceu na Microbacia de Brejo do Ingá, também no quinto distrito e que abrange Barra do Jacaré, Enjeitado, Palacete e Pipeiras.
As duas Microbacias reúnem 47 famílias e cada uma delas receberá incentivo no valor de até R$ 7 mil a serem investidos em subprojetos como pastoreio rotacionado, kit galinha, adubação orgânica, cana forrageira, entre outros. Os trabalhos encontram-se na fase de elaboração do Planejamento Individual de Desenvolvimento (PID), que consiste, após a realização dos sorteios, em visitas de técnicos às propriedades rurais para que possam ser elaborados os subprojetos. Essa etapa deve girar em torno de, no máximo, seis meses.
O Projeto de Microbacias Hidrográficas é uma iniciativa do Programa Rio Rural e tem a prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Agricultura, como executora municipal juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio). No município o projeto é desenvolvido desde 2008, quando teve início o processo de consolidação das Microbacias de Rio Doce e Canal de Degredo. Atualmente 32 beneficiários estão inseridos nessas duas unidades, com verba já liberada no valor de R$ 132 mil.
Durante o sorteio da ordem dos beneficiários de Campo de Areia, realizado na sede da subprefeitura de Sabonete, o técnico executor daquela Microbacia e extensionista da Emater em São João da Barra, Éderson Costa, fez um resumo do processo de implantação, iniciado em setembro de 2010 com apresentação do projeto à comunidade e a formação do Comitê Gestor da Microbacia (Cogem), composto por membros da comunidade. Os passos seguintes foram a realização de um censo para que fosse conhecida a realidade da região e o Diagnóstico Rural Participativo (RDP) apontando os principais problemas enfrentados pelos produtores e que deu origem ao Planejamento Executivo da Microbacia.
Presente na realização do sorteio, secretário de Agricultura de São João da Barra, Osvaldo Barreto, destacou a importância do convênio que vem sendo firmado entre a prefeitura e a Emater e reafirmou a disposição da atual administração em investir no homem do campo. “Convênios importantes vêm sendo firmados e estão contribuindo para alavancar o setor agrícola em nosso município. Estamos sempre focados em defender os interesses do homem do campo e hoje estou feliz em ver que iniciativas importantes estão mudando a realidade deste setor tão importante para a economia de São João da Barra”.
A oportunidade de desenvolver um projeto que possa aumentar a renda familiar, exigindo como contrapartida a mão-de-obra direcionada à proteção do meio ambiente deixa animado o produtor Juarez Ribeiro Manhães, de 36 anos. Morador da localidade de Concha, ele foi sorteado entre os 10 primeiros a serem beneficiados na Microbacia de Campo de Areia. “Vivo da produção rural e acho muito interessante essa experiência, que vem se mostrando bem sucedida em nosso município”, destacou o agricultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário