Agricultores da Microbacia de Campo de Areia, localizada no quinto distrito de São João da Barra e que reúne as comunidades de Campo de Areia, Cazumbá, Concha e Sabonete, participaram, na noite da última terça-feira, de um sorteio para a definição da ordem dos beneficiários com subprojetos voltados à proteção ambiental aliada ao aumento da renda familiar. Na véspera, processo semelhante aconteceu na Microbacia de Brejo do Ingá, também no quinto distrito e que abrange Barra do Jacaré, Enjeitado, Palacete e Pipeiras.
As duas Microbacias reúnem 47 famílias e cada uma delas receberá incentivo no valor de até R$ 7 mil a serem investidos em subprojetos como pastoreio rotacionado, kit galinha, adubação orgânica, cana forrageira, entre outros. Os trabalhos encontram-se na fase de elaboração do Planejamento Individual de Desenvolvimento (PID), que consiste, após a realização dos sorteios, em visitas de técnicos às propriedades rurais para que possam ser elaborados os subprojetos. Essa etapa deve girar em torno de, no máximo, seis meses.
O Projeto de Microbacias Hidrográficas é uma iniciativa do Programa Rio Rural e tem a prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Agricultura, como executora municipal juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio). No município o projeto é desenvolvido desde 2008, quando teve início o processo de consolidação das Microbacias de Rio Doce e Canal de Degredo. Atualmente 32 beneficiários estão inseridos nessas duas unidades, com verba já liberada no valor de R$ 132 mil.
Durante o sorteio da ordem dos beneficiários de Campo de Areia, realizado na sede da subprefeitura de Sabonete, o técnico executor daquela Microbacia e extensionista da Emater em São João da Barra, Éderson Costa, fez um resumo do processo de implantação, iniciado em setembro de 2010 com apresentação do projeto à comunidade e a formação do Comitê Gestor da Microbacia (Cogem), composto por membros da comunidade. Os passos seguintes foram a realização de um censo para que fosse conhecida a realidade da região e o Diagnóstico Rural Participativo (RDP) apontando os principais problemas enfrentados pelos produtores e que deu origem ao Planejamento Executivo da Microbacia.
Presente na realização do sorteio, secretário de Agricultura de São João da Barra, Osvaldo Barreto, destacou a importância do convênio que vem sendo firmado entre a prefeitura e a Emater e reafirmou a disposição da atual administração em investir no homem do campo. “Convênios importantes vêm sendo firmados e estão contribuindo para alavancar o setor agrícola em nosso município. Estamos sempre focados em defender os interesses do homem do campo e hoje estou feliz em ver que iniciativas importantes estão mudando a realidade deste setor tão importante para a economia de São João da Barra”.
A oportunidade de desenvolver um projeto que possa aumentar a renda familiar, exigindo como contrapartida a mão-de-obra direcionada à proteção do meio ambiente deixa animado o produtor Juarez Ribeiro Manhães, de 36 anos. Morador da localidade de Concha, ele foi sorteado entre os 10 primeiros a serem beneficiados na Microbacia de Campo de Areia. “Vivo da produção rural e acho muito interessante essa experiência, que vem se mostrando bem sucedida em nosso município”, destacou o agricultor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário