MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

domingo, 8 de maio de 2011

Campos a um passo de uma epidemia de dengue com 1.454 casos

 

A cidade de Campos pode estar prestes a encarar uma epidemia de dengue. Segundo o diretor do Centro de Referência da Dengue, Luiz José de Souza, o estado do Rio de Janeiro já está entrando em epidemia. A secretaria estadual de Saúde decretou epidemia em 12 cidades e Campos járegistrou, neste ano, 1.454 casos até este sábado. 
Cresce número de casos entre as crianças 
O número de crianças acometidas por dengue tem crescido em Campos. A informação é do diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, que neste sábado, atendeu a um bebê de cinco meses, morador da localidade de Marrecas, na Baixada Campista, e que teve exame positivo para a doença. A confirmação veio através do teste rápido (antígeno), mas não foi preciso internação. O município teve seu primeiro óbito por dengue registrado no dia 14 de abril e a vítima foi um bebê de um ano.  A equipe de reportagem da Folha da Manhã conversou com a família da criança, que mora no Parque Transmissor, entre Goitacazes e Poço Gordo.  
— Os casos em crianças com faixa etária cada vez mais baixas começaram a surgir no ano passado e vem crescendo bastante. Isso, até então, não era comum. A bebê de 5 meses chegou para nosso atendimento com febre e algumas manchas avermelhadas pelo corpo. Como a mãe já estava com dengue, solicitei o antígeno, que confirmou dengue clássica — explicou o médico, acrescentando que não foi preciso internação, pois a menina estava bem, se alimentando e recebendo hidratação. “Está em observação e a orientação é que em caso de alteração deverá retornar ao CRD”, disse ele.
Segundo Luiz José, o estado do Rio de Janeiro vive um surto de dengue e, por isso, familiares e pediatras devem estar atentos para os sintomas da doença. “A dengue é hoje a doença febril mais urgente. Nos casos em que a criança apresentar febre aguda, seguida de irritabilidade, vômito, resistência à alimentação, os pais devem logo procurar o médico. Este, por sua vez, deverá fazer o exame laboratorial, pois é fundamental para confirmação da doença”, orientou Luiz José.
 Segundo ele, o antígeno pode ser feito em pacientes com sintomas do primeiro ao quarto dia de sintomas. Já a sorologia, a partir do 8º dia de sintomas. 
O CRD, referência no diagnóstico da doença na região Norte e Noroeste Fluminense, funciona anexo ao Hospital dos Plantadores de Cana (HPC), de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Já no sábado, o atendimento é das 8h às 12h. 
Mãe fala sobre a morte do bebê de um ano 
“Só quem perde um filho nessa situação, sabe o quanto é difícil”. A frase é da mãe do bebê de um ano, — uma balconista de 27 anos, — que faleceu no último dia 14 de abril, após ficar internado num hospital particular, no Rio. Segundo ela, o filho apresentou febre aguda no dia 28 de março e foi levado ao hospital da Unimed, em Campos, onde o diagnóstico foi de infecção de garganta. Foi receitado antibiótico, mas como não houve melhora, quatro dias depois, o bebê foi levado em outra clínica particular, mas o diagnóstico foi o mesmo.
— Depois disso, retornamos à Unimed com ele e, só  aí, veio a suspeita de dengue. Fomos para o Rio no dia 5, mas o quadro de saúde só foi piorando, até que teve uma hemorragia por dengue — disse ela, destacando que, na certidão de óbito, a causa da morte foi “choque refratário, insuficiência renal aguda, sepe pulmonar, dengue”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário