MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Carla Machado participa de Conferência do Fórum de Controle Social

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, defendeu na noite de quarta-feira, durante a II Conferência Local de Controle Social, organizada pelo Movimento Nossa São João da Barra, na Câmara de Vereadores, que todos os setores da sociedade são-joanense estejam abertos ao diálogo. Carla disse que a participação é fundamental para a construção de políticas públicas que atendam às demandas coletivas. Porém, destacou que o diálogo é uma via de mão-dupla, e que “os espíritos estejam desarmados para se chegar a um consenso”.
 Ao falar para cerca de 70 pessoas no plenário do Legislativo, a prefeita fez um balanço das ações desenvolvidas pelo governo desde 2005, especialmente investimentos em infra-estrutura, educação, saúde e outros, além da criação de oportunidades com a construção do complexo logístico e industrial no Açu, 5º Distrito de São João da Barra. Ao mesmo tempo a prefeita defendeu uma mudança de comportamento da sociedade na busca do desenvolvimento sustentável e ressaltou que o empreendimento é extremamente importante para São João da Barra, contudo, os agentes locais precisam estar inseridos.
Organizada pelo Movimento Nossa São João da Barra, a conferência tem sua meta principal avaliar os impactos sociais relacionados à construção do Complexo Logístico e Industrial do Açu, no 5º Distrito de São João da Barra. As desapropriações realizadas pela Codin – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado, para a instalação do distrito industrial, como era esperado, ganharam notoriedade na pauta, assim como os efeitos positivos e negativos gerados pelo empreendimento.
Para o professor e economista Alcimar das Chagas Ribeiro, da Uenf, que foca seus estudos sobre a realidade econômica do Norte Fluminense, o debate foi extremamente importante no que diz respeito a abertura de um canal de diálogo, mas defendeu mudança no “tempo verbal” quanto à percepção do processo: “quando falamos no tempo futuro criamos os melhores dos mundos”, destacou. Ele disse ainda que o objetivo do evento é auxiliar e induzir a sociedade a se organizar. “A sociedade só se fortalece dessa forma: organizada para obter acesso às informações”.
Na opinião do professor Hamilton Garcia, também da Uenf, a conferência indica que “todos devem fazer o dever de casa”, disse ele, referindo-se à necessidade de qualificação do setor público para dar agilidade às medidas mitigadoras e atender às exigências dos empreendedores. “Dever de casa” foi a expressão usada pelo professor, ao referir-se à sociedade, que deve se organizar para buscar informações e cobrar soluções, assim como os empreendedores, no sentido de buscarem o diálogo franco e transparente com todos os atores locais.
Para a prefeita, o Movimento Nossa São João da Barra é de grande importância porque “reúne pessoas que discutem o município”. No balanço das ações, Carla Machado enfatizou parcerias realizadas com instituições como o IFF – Instituto Federal Fluminense, para a criação de cursos voltados ao atendimento da demanda no porto; com a Faetec e outras instituições; a parceria com a Unicamp, cujo objetivo é criar um dos mais abrangentes projetos de inclusão digital do Brasil, além de outras que visam fortalecer o processo ensino-aprendizagem em São João da Barra.
Carla Machado aproveitou para fazer um desabafo em relação à situação vivida pelos agricultores do 5º Distrito. A prefeita destacou que a postura adotada por um determinado grupo, praticamente inviabilizou o canal de diálogo com o setor governamental, mas ressaltou que “jamais se afastou da busca de soluções”. “Nós estivemos com o governador, com o secretário de Desenvolvimento do Estado, com a presidente da Codin, com os empreendedores, buscando soluções para o impasse vivido pelos proprietários”, disse.
- Muitas vezes fui acusada de omissão. Omissão é não se envolver, e eu estou envolvida neste processo desde o início. Antes de qualquer coisa, eu considero o meu mandato como uma missão conferida pela população de São João da Barra. O sentimento dos produtores do 5º Distrito é o meu sentimento, mas há pessoas com interesses políticos e pessoais desvirtuando o caminho do diálogo, disse a prefeita. Ela lembrou também de soluções que já foram encaminhadas em benefício dos produtores, como a Vila da Terra, projeto de reassentamento voltado aos produtores que residem no 5º Distrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário