MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

quarta-feira, 25 de maio de 2011

7ª Semana do Meio Ambiente tem início no dia 30 de maio em São João da Barra

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o município de São João da Barra preparou diversas atividades para celebrar a data. Palestras, distribuição de mudas frutíferas e não frutíferas, coleta seletiva e exposição de imagens ambientais são algumas das atividades que vão acontecer entre os dias 30/05 e 03/06 e que englobam a programação da 7ª Semana do Meio Ambiente.
Idealizada pelas secretarias de Educação e Cultura e de Meio Ambiente e Serviços Públicos, a Semana tem como finalidade reunir as diversas ações desenvolvidas pelas duas secretarias e pelo Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, Projeto Pólen e pelo Projeto Artesanato é Nossa Cultura.
Na segunda-feira, dia 30, haverá distribuição de mudas frutíferas no calçadão Dirceu G. Raposo, a partir das 11h:30. Na parte da tarde, a E. M. Evanir José Gaia, de Grussaí, receberá o projeto Coleta Seletiva, que acontece na escola também na terça, dia 31. A partir das 9h, de quarta-feira (01), na E.M Luís Délio Mendonça, da comunidade de Campo de Areia, vai ter apresentação de filmes ambientais e distribuição de mudas. A programação no dia primeiro prossegue às 14h, com o Seminário sobre Atitudes Sustentáveis, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, em Atafona.
Quinta-feira, dia 02, o Cine Ambiental vai ser apresentado na E. M. Amaro de Souza Paes, em Grussaí, às 9h, seguido de distribuição de mudas. A tarde, no Espaço da Ciência, vai ter apresentação do Projeto Coleta Seletiva, lançamento do projeto Atitudes Sustentáveis e palestra sobre o Geoparque. Sexta, dia 03, o projeto Coleta Seletiva vai acontecer na E. M. Profª Dionélia G. Santos, em Atafona, nos turnos da manhã e da tarde. Haverá, também, distribuição de mudas frutíferas no calçadão Dirceu G. Raposo, na sede, e na Praça de Barcelos, ambas às 9h. Vale destacar que durante toda a semana o projeto “Essa imagem é show” vai acontecer no setor de tributos do município, das 9h às 16h.
Sima  -  A III Sima (Semana Integrada de Meio Ambiente) é realizada pelos pólos de Educação Ambiental de São João da Barra, Campos e São Francisco do Itabapoana, integrantes do Projeto Pólen, e envolve profissionais da área de educação e de meio ambiente interessados em questões socioambientais.
Em São João da Barra, a programação começa no dia 30, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação, às 14h, com uma palestra com o tema “Educação Ambiental para Gestão Pública”. Na terça, dia 31, haverá apresentação da cartilha e vídeo “Nosso Manguezal”, gerado no I Sima. A apresentação vai ser realizada no auditório da PMSJB a partir das 8h, ministrada por Arleide Maria Ferreira, gestora do Pólo de Educação do município. Às 9:30 o público vai partir para uma atividade de campo no manguezal do Pontal de Atafona, mediada por Ricardo Terra (do IFF) e Luiz Henrique Araújo (técnico ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de SJB). Na parte da tarde, no Espaço da Ciência, Zé Maria Miro (IFF) vai ministrar uma oficina sobre o uso da cartilha “Nosso Manguezal”.
No dia 01, quarta-feira, acontece um seminário dos Projetos Ambientais no Âmbito da Gestão Municipal e na sexta, dia 03, o analista ambiental aposentado do IBAMA vai encontrar com a comunidade pesqueira de Atafona, às14h, no Auditório Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário