MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Folha da Manhã Online - Campos dos Goytacazes - RJ

Centro de Referência inaugurado em SJB


Com o objetivo de resgatar crianças e adolescentes que estejam em risco social, proporcionando atividades como aulas de dança e atendimento psicossocial, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) foi inaugurado na última segunda-feira, em Atafona. O projeto é realizado em parceria entre Prefeitura, Conselho Tutelar e Associação de Jovens Sanjonenses (Ajovens). A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita Carla Machado e do deputado João Peixoto, além de diversas autoridades municipais.

A previsão é de que, a princípio, sejam atendidas 150 crianças e adolescentes, em um trabalho que contará com uma equipe de 22 funcionários para atuar em oficinas sócio-educativas, como: DJ e Produção Musical, violão, danças (balé, jazz, forró), teatro, estética e maquiagem, moda e passarela, artesanato, corte de cabelo e esportes, como a capoeira. A idéia é implantar, também, oficinas de geração de renda para familiares de atendidos no programa. As atividades tiveram início ontem com 49 crianças e adolescentes que já foram encaminhados pelo Ministério Público e Juizado da Infância e da Juventude.

Maike Lalanda, diretor da Ajovens, explica que o atendimento aos jovens será feito por meio do encaminhamento do Conselho Tutelar. “Trata-se de um desejo antigo da Ajovens buscar um apoio maior para os jovens, que pode evitar problemas como o consumo de drogas lícitas e ilícitas. Esses jovens serão encaminhados e receberão visitas domiciliares de psicólogos para esse acompanhamento”, afirma.

Recentemente a Ajovens firmou parceria com o Governo do Estado do Rio, por meio da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), para a realização do projeto “Resgatando Vidas”, que visa oferecer proteção social especial de alta complexidade com atendimento em regime de Convivência Dia à criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social, devido o uso e abuso de álcool e outras substâncias psicoativas, bem como atendimento a essas famílias.

O trabalho vai contar com uma equipe técnica formada por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeuta, terapeu-ta ocupacional, nutricionista, médico, conselheira em dependência química, psicope-dagoga, pedagogo e educadores para jovens com dificuldades e déficit de atenção escolar.

O Centro de Referência da Juventude funciona na rua Professora Carmelita Moraes Nacife, nº 178, Atafona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário