MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

domingo, 8 de maio de 2011

Orientações preventivas para os casos de Conjuntivite

 



Estamos passando por um surto de conjuntivite em nossa região. Trata-se de uma doença infecto-contagiosa, caracterizada por uma inflamação da conjuntiva ocular, que pode ser causada por vírus ou bactéria, e em geral é de alta transmissibilidade. Pode acometer crianças e adultos, sua evolução pode provocar prurido, edema palpebrar, ardência nos olhos, vermelhidão, cefaléia, até casos mais graves da doença.
Suas formas de transmissão são pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, espirros ou tosse próximos de outras pessoas, além disso, para que haja infecção o indivíduo deve apresentar depressão imunológica.
No ISECENSA, através do curso de Enfermagem, têm sido feitas orientações regulares quanto às formas de prevenção à doença, e algumas orientações importantes são:
1. Evitar troca ou empréstimo de utensílios pessoais (talheres, copos, material escolar, maquiagem, celulares, computadores), todos são potenciais carreadores de microorganismos.
2. Evitar tocar corrimãos, maçanetas ou superfícies de locais públicos;
3. Fazer uso de óculos de grau ou escuros
(o que já faz uma barreira física, dificultando o contágio);

4. Diminuir as aglomerações;
5. Evitar o uso de lentes de contato neste período;
6. E a dica mais importante, devido à falta de controle natural de transmissibilidade da doença, é importante que TODOS lavem as mãos com água e sabão com freqüência (isso reduz muito as chances de contágio).
É importante lembrar que embora seja uma doença infecto-contagiosa, com um surto atual bastante virulento, podemos estar próximos a pessoas que já estão contaminadas e ainda não apresentaram sinais ou sintomas (período de incubação da doença), porém nestes casos o potencial infeccioso está presente, sendo o potencial de disseminação da doença destes indivíduos ainda mais importante, pelo fato de não saberem que estão infectados, não tomam medidas preventivas.
Nas residências e empresas, o pessoal da limpeza deve ser orientado a fazer limpeza em vários períodos do dia das maçanetas, corrimãos, balcões e qualquer outra superfície de contato com pano limpo e álcool a 70%, única forma de inativar o microorganismo.
A doença nunca deve ser tratada sem a orientação médica, onde deverá ser avaliado o tipo de conjuntivite (viral ou bacteriana) e traçado o tratamento adequado para caso, o ideal é que se façam compressas com soro fisiológico gelado (promove conforto e diminui o edema). As pessoas infectadas devem se afastar de suas atividades de trabalho, permanecer isoladas em seu domicílio, bem como separar seus objetos pessoais dos demais membros da casa.
É prudente que todos saibam as informações a respeito da doença para que possamos preveni-la.

fonte;
Elizabeth Landim

Nenhum comentário:

Postar um comentário