MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

sábado, 21 de maio de 2011

Prefeitura de São João da Barra e Faetec fecham parceria para expandir qualificação

Um enorme passo foi dado nesta sexta-feira (20) para aproximar os cursos profissionalizantes das diversas comunidades de São João da Barra. Durante um almoço com a prefeita Carla Machado e reunião na secretaria de Educação do município, ficou definido que será celebrada uma parceria entre a prefeitura e a Faetec para implantar cursos de Línguas e Informática em oito escolas municipais. O convênio será assinado entre as partes na segunda quinzena de junho com previsão de início das aulas para julho deste ano, após abertura de inscrições.

A reunião contou com a presença do secretário municipal de Educação, Antônio Neves, a diretora da Faetec de São João da Barra, Sila Miranda, o coordenador do Polo Avançado da Faetec em Campos, Etevaldo Pessanha, a vice-presidente Educacional, Maria Cristina Lacerda, a diretora de Desenvolvimento Educacional, Leila Gelelete, e a diretora de Formação Inicial, Ângela Maria Almeida, que fecharam a agenda visitando as obras do Porto do Açu.

Para Antônio Neves, o governo municipal está pensando no futuro, mas com ações no presente. “É mais um direcionamento que damos para qualificar a mão de obra local. As grandes empresas estão chegando. É um processo irreversível e se faz necessária a inclusão dos atores locais neste contexto, formatando um processo de desenvolvimento com inclusão social”, frisa.

A Faetec atende São João da Barra desde 2004 e já formou aproximadamente quatro mil alunos nas áreas de Línguas, Português Instrumental, Informática e Hotelaria. A ampliação e expansão da instituição é um desdobramento da recente reunião entre a prefeita Carla Machado, o governador Sérgio Cabral e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, que visa descentralizar a instituição através de polos para atender a todas as comunidades sanjoanenses. Outro incremento desta reunião no Rio foi a construção no município de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Semana que vem um técnico da Faetec estará vistoriando o terreno comprado pela prefeitura para sediar as instalações, com localização em Cajueiro, quarto distrito de São João da Barra.

“Queremos, além de ampliar, expandir os cursos de qualificação pelas comunidades. Quanto mais perto o acesso, mais os jovens, adultos e idosos vislumbrarão uma oportunidade ímpar de se especializar em busca de oportunidades com a chegada de grandes empreendimentos. O CVT aportará cursos de grande porte, como de construção naval, por exemplo”, analisa a prefeita.

Segundo Sila Miranda, os núcleos serão na sede, Açu, Atafona, Grussaí, Cajueiro, Pipeiras, Cazumbá e Barcelos. “Com certeza a procura será bem grande já que a instituição tem um know how e credibilidade no mercado de trabalho para formar cidadãos aptos a desenvolverem suas tarefas”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário