MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Confirmado: São João da Barra terá Núcleo Avançado do IFF

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB), confirmou que será criado no município um Núcleo Avançado do IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense). O anúncio veio após audiência, hoje, em Brasília, no Ministério da Educação, com o Secretário Nacional de Educação Profissional, Eliezer Pacheco. Participaram da reunião o deputado federal Chico D’angelo, o secretário de Educação de São João da Barra, Antônio Neves, e a reitora do IFF, Cibele Daher.

Um convênio vai ser assinado entre a prefeitura e o IFF para início aos trabalhos que vão acontecer na escola pré-moldada, licitada pelo executivo municipal e já pronta para o desenvolvimento escolar.

Eliezer Pacheco autorizou a contratação de 20 professores e corpo técnico para o início das aulas. Pacheco confirmou presença no município em junho para inauguração da escola pré-moldada onde se ministrarão cursos do IFF. Os primeiros cursos serão de Metalurgia e Eletrosolda, ambos voltados para a demanda do Distrito Industrial do Porto do Açu.  Na questão da federalização, o município deve se tornar núcleo avançado e logo após haverá um direcionamento para federalizar a escola que está sendo construída pela prefeitura nos moldes técnicos do Instituto.

Recentemente, ao fazer o lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a presidenta Dilma Rousseff fez menção ao empreendimento do Complexo do Açu e disse que o Programa de seu governo visa formar mão de obra qualificada por meio de capacitação técnica e profissional. O Ministério da Educação (MEC) prevê investimentos de R$ 1 bilhão já neste ano. Dilma afirmou que o Governo pretende construir 197 escolas técnicas até o final de 2014.

 Para a prefeita Carla Machado, esta é mais uma conquista e que irá abrir novas oportunidades para a população sanjoanense que busca qualificação profissional. “Já temos parceria com o IFF em outros cursos, iremos implantar estes dois e certamente muitos outros virão. Qualificar é sinônimo de incluir, e queremos desenvolvimento com inclusão do cidadão em todo este contexto industrial. São João da Barra terá seu próprio IFF”, comemora a prefeita, acrescentando que sua ida a Brasília mostra como o município é reconhecido na capital federal: “é unânime o discurso de deputados e senadores quando dizem que estamos “bombando”. Antes éramos considerados final de linha, nem éramos conhecidos, mas hoje veem nosso trabalho e São João da Barra com muito respeito, como um município promissor que vai alavancar a economia regional, estadual e do País”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário