MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Prefeitura pretende entregar casas populares do Carrapicho em agosto



A Prefeitura de São João da Barra espera entregar, até o final de agosto, as 30 casas populares que estão sendo construídas no Carrapicho, em Atafona. O secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, José Amaro Martins de Souza, o Neco, vistoriou nesta quarta-feira (20), as obras, que estão em ritmo adiantado. Outras 30 casas populares começarão a ser construídas no Açu, quinto distrito sanjoanense. O projeto tem a parceria do governo federal, por meio do Ministério das Cidades.

Adriana Lázio da Cunha, uma das beneficiadas com uma casa popular, disse emocionada que é a realização de um sonho. “Estou muito ansiosa para mudar. Tudo é bom quando é da gente. Agradeço a todos que estão realizando esta bênção pra mim”, ressaltou a moradora do Carrapicho. Enquanto a casa própria não fica pronta, ela está sendo beneficiada pelo Aluguel Social, já que mora com a neta de seis anos em um local com apenas um cômodo.

Segundo Neco, a política habitacional visa beneficiar os cidadãos realmente carentes. “A moradia digna é essencial para que a pessoa possa ter cidadania”, afirma o secretário. Ele destaca o programa habitacional do atual governo como uma das formas de melhorar a qualidade de vida da população: “estamos trabalhando firme para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nada é mais justo do que cada um ter a sua casa, a sua moradia digna. É nítida a alegria e a emoção das pessoas que estão sendo beneficiadas com casa popular ou que estão tendo suas casas reformadas”, frisa.

As casas do Carrapicho, cuja previsão de entrega é o final do mês de agosto, são compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda, contabilizando 50 metros quadrados. Incluído o quintal, a área total chega a 170 metros quadrados. As outras 30 casas, apesar de serem na localidade do Açu, vão beneficiar famílias de diversos pontos do Quinto Distrito como Quixaba e Mato Escuro, dentre outras localidades. As obras devem iniciar em agosto.

Há diversos pedidos na secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos para casas populares e reformas. Foram licitadas 52 reformas de casas e as primeiras a serem atendidas são aquelas que têm laudo técnico condenatório da Defesa Civil. No município, hoje, 110 famílias são beneficiadas pelo Aluguel Social.

“O nosso propósito é atender toda a demanda do povo de São João da Barra. É preciso reiterar que todo ser humano merece ter moradia digna. Vamos trabalhar para alcançar nossos objetivos. Temos ciência do grande crescimento que ocorrerá no Município e os desafios são grandes, mas com transparência, confiança e determinação vamos conseguir”, declara Neco.

Para efetuar o cadastramento tanto das casas populares quanto da reforma de casas deve-se procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) portando documentação – identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda. Após minuciosa análise e visita domiciliar das assistentes sociais, que viabilizam um parecer técnico, encaminha-se a necessidade para uma lista de demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário