MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Lançamento do projeto Cidade Digital Radical com videoconferência, em São João da Barra



São João da Barra se engajou de vez no processo de inovação tecnológica. Com o lançamento do projeto Cidade Digital Radical realizado pela prefeita Carla Machado esta semana, o município constrói uma base tecnológica para os empreendimentos e desafios futuros e continua no processo de extinção da exclusão digital. Prova disso foi a primeira videoconferência da história do município, realizada em tempo real entre a prefeita e Alcy Gomes Barreto Viana, diretor da escola municipal Chrisanto Henrique de Souza, localizada no Açu, quinto distrito de São João da Barra. Na ocasião foi entregue o Cartão Cidadão Digital à prefeita Carla Machado e ao vice-prefeito Dodozinho Mendonça.
Com o know-how da Unicamp, uma das mais conceituadas universidades do mundo, o projeto tecnológico é pioneiro e o mais ousado do País, prevendo a criação de infraestrutura, serviços e acesso público para o uso das novas tecnologias e redes telemáticas. Com isso será possível criar interfaces entre o espaço eletrônico e o espaço físico por meio de telecentros, quiosques multimídia e áreas de acesso e serviços, propiciando um ambiente público de comunicações com o objetivo de atender às várias necessidades de interconexão do governo municipal, além de proporcionar a universalização e a inclusão digital para toda a população do município, sem distinção de classe social.
O “Cidade Digital Radical” é uma cidade digital que “fala”, que possui inteligência. O projeto promoverá a modernização total da administração pública, com alto índice de segurança da informação e economia entre 40% e 60% dos recursos com telefonia, tanto para o setor público quanto para o privado, em razão do uso do sistema VoIP. Ao mesmo tempo, o projeto Cidade Digital Radical criará uma única rede para o tráfego de dados de vários serviços, efetivando a universalização das telecomunicações e a inclusão e digital em todos os níveis, ampliando ainda mais o processo de inclusão digital iniciado pelo atual governo, em 2005. Com isso, cada munícipe terá o seu Cartão Cidadão Digital para ter acesso a todos os serviços. O projeto prevê o cadastramento inicial de todos os alunos da rede municipal de ensino e informatização total das escolas que poderão ter internet entre 10 megabytes e 1 gigabyte.
Segundo o professor Leonardo Mendes, PhD em Engenharia Elétrica pela Syracuse University e diretor do Laboratório de Redes de Comunicação da Unicamp, responsável pela coordenação do projeto, ele se caracteriza por ser uma “rede metropolitana de acesso aberto baseada na tecnologia ótica e sem fio (wireless), além de uma rede de governo interligando todos os prédios públicos. Sua aplicabilidade e vantagem para o setor público é nítida quando falamos de Internet, VoIP, sistema de monitoramento, datacenter (centro de dados) municipal, portal municipal, portal do cidadão com e-services, educação mediada por computador, além do e-saúde com programa Comunidade Saudável e a TV pública municipal”, explica.
O setor privado também será beneficiado e poderá conhecer um crescimento acentuado no setor tecnológico a partir desta iniciativa com serviços de Internet, VoIP, IPTV, TV Digital, Segurança, Educação à distância, isso sem contar com cinema digital, callcenter corporativo, entre outros direcionamentos, o que acarretará num nítido fortalecimento econômico para o Município. Já o cidadão será beneficiado com a facilidade de uma série de serviços, além de ter acesso inteiramente gratuito à internet.
Para a prefeita Carla Machado, o projeto é o mais ousado de sua gestão e em relação ao setor tecnológico, o mais ousado no País. A prefeita lembra que o “Cidade Digital Radical” visa acompanhar toda a transformação pela qual o município passará em pouco tempo: “estamos pensando no futuro com ações tecnológicas aplicadas no presente. Este projeto de inovação tecnológica vai nos colocar em lugar de destaque no campo da tecnologia nacional. Ele abrange todas as áreas do governo, além de conter uma proposta de inclusão social e digital”, comemora, acrescentando que o sanjoanense que quiser investir no setor, poderá buscar financiamento no Fundo de Desenvolvimento de São João da Barra. “Serão novos negócios a partir do projeto, inclusão do cidadão, segurança, saúde, educação, o que o torna realmente radical”, frisa.
A população terá melhor eficácia na Educação, maior agilidade na Saúde, maiores e melhores acessos aos serviços públicos e as informações que hoje ainda estão restritas a uma parcela da população.
- Toda esta magnitude torna o projeto totalmente “RADICAL” e diferenciado de todos os que foram apresentados e implantados em alguns municípios do Brasil e porque não dizer, do mundo. Isso sem contar que em nenhum outro município do País terá tão grandioso crescimento, financeiro, populacional, industrial e agora tecnológico como São João da Barra em tão pouco tempo, destaca a prefeita.
O diretor da escola municipal Chrisanto Henrique de Souza, Alcy Gomes Barreto Viana, disse ter sentido uma alegria única, já que o Açu, grande palco do desenvolvimento de São João da Barra, estava participando do lançamento do projeto através de videoconferência. “Este projeto vai beneficiar e muito a educação de nosso município. Informatização das escolas, melhoramento burocrático e monitoramento tanto de nossa parte quanto dos pais dos alunos. Aqueles que tiverem acesso à rede poderão saber, em tempo real, o comportamento de seus filhos na escola”, comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário