Inaugurada em São João da Barra no dia 20 de junho de 2011, a 18ª Delegacia Regional da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) vem registrando um atendimento considerado expressivo nesse primeiro mês de funcionamento. Diariamente é atendida uma média de cinco clientes no órgão, instalado no prédio do Centro Municipal de Apoio Empresarial, localizado na Rua Senhor dos Passos, 510 a 512, no centro da cidade.
Funcionando das 10h às 16h, a Delegacia representa mais comodidade e economia de tempo para empresários e contadores que desejam agilizar processos de abertura e de registro de empresas. Além do público local, o órgão atende pessoas de outros municípios da região, já que Macaé e Santo Antônio de Pádua são as únicas outras cidades do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro onde existem delegacias da Jucerja, que estão aptas e emitir CNPJ e inscrição estadual.
— Com a vinda do Porto do Açu, os empresários que chegarem à cidade encontrarão um lugar próximo para que possam fazer o acompanhamento da documentação de seu negócio sem a necessidade de se dirigir ao Rio de Janeiro. Vale destacar a importância da Delegacia para também para os empreendedores da região, que antes tinham que percorrer o mesmo caminho — destaca Jovania Xavier, coordenadora e delegada regional da 18ª Delegacia da Jucerja.
Na opinião do contador José Carlos Cardoso, que mantém um escritório há 20 anos na cidade, a instalação da Delegacia da Jucerja em São João da Barra trouxe um grande benefício para os empresários e, principalmente, para os contadores, profissionais responsáveis por dar entrada em processos de legalização. “Isso facilita muito nosso trabalho e beneficia toda a região, pois não existe mais a necessidade de agilizar o processo no Rio e Janeiro”.
O fato da 18ª Jucerja estar instalada nas dependências do Centro Municipal de Apoio Empresarial significa, de acordo com secretário municipal de Fazenda de São João da Barra, Roberto D’Áffonseca Monteiro, outras vantagens para o empreendedor de São João da Barra. “Ele poderá agilizar a legalização de uma empresa, obter apoio financeiro para a mesma e buscar soluções relativas a recursos humanos em um mesmo local”.
Segundo a prefeita Carla Machado, o ramo empresarial sanjoanense está tendo todas as condições de ampliar os seus negócios. “Criamos o Empresa Legal em parceria com a Universidade Cândido Mendes para abertura de empresas e com um ano de contabilidade e questões jurídicas gratuitas. Investimos em cooperativas e criamos o Fundo de Desenvolvimento Sustentável para dar suporte aqueles que desejam engrandecer seus negócios”, ressalta.
Iniciado em 2007, com a implantação da Delegacia de Petrópolis, o processo de descentralização dos trabalhos da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro evita que interessados tenham que se deslocar até a cidade do Rio de Janeiro para formalizar uma empresa. A primeira delegacia foi instalada no município de Petrópolis. Atualmente são 18 em funcionamento em todo o Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário