MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

terça-feira, 5 de julho de 2011

Cerca de 91 alunos concluíram o Curso do Programa Cozinha Brasil no Açu

            Com objetivo de minimizar em 60% o desperdício de alimentos no lixo domiciliar, que representa por ano um volume de 26,3 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados, o Sesi/Firjan, LLX Minas–Rio e a Prefeitura Municipal de São João da Barra firmaram parceria para implantação do Programa Cozinha Brasil que beneficiou aproximadamente 91 alunos na praia do Açu, em São João da Barra, no final do mês de junho.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social, José Amaro Martins de Souza, o projeto foi desenvolvido a partir do trabalho de nutricionistas da entidade que pesquisaram preços em feiras livres e supermercados, testando receitas. O resultado são livros contendo 100 receitas que estimulam o aproveitamento integral dos alimentos e aulas práticas de educação alimentar, com vistas a elevar o nível de saúde de populações de baixa renda, promovendo assim uma alimentação de alto valor nutritivo e de baixo custo.
O curso foi ministrado durante 3 dias, com carga horária de 10 horas, sendo quase 3 horas e meia por dia. Foram formadas duas turmas, uma na parte da tarde e outra a noite. “O objetivo foi estimular o pleno uso de alimentos disponíveis, orientando quanto a melhor forma de preparo, sob a ótica da nutrição, higiene, cultura, recursos naturais e não desperdiço”, explicou o secretário.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que, por volta dos anos 2050, a Terra terá mais quatro bilhões de pessoas, chegando ao patamar de 10 bilhões de seres humanos. Os números assustam, já que atualmente por volta de 800 milhões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento, sofrem de subnutrição crônica ou de má nutrição aguda. Também se chega à avaliação de que, nesse ritmo, seria necessário duplicar a quantidade de alimentos hoje disponíveis.
            O lixo domiciliar no Brasil é composto em 60% de comida, o que representa, a cada ano, um volume de 26,3 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados. Nesse contexto, o aproveitamento integral do alimento pode ser a saída para contornar o problema. Vale ressaltar também que 20% das famílias brasileiras sobrevivem com apenas meio salário mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário