MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

sábado, 3 de setembro de 2011

Novos equipamentos vão facilitar a vida do homem do campo

Associações de Moradores de cinco comunidades da área rural de São João da Barra receberam, por meio de um convênio assinado entre a prefeitura de São João da Barra, LLX e Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Pesca, tratores que serão utilizados no preparo do solo para o plantio. A entrega do maquinário foi na Associação de Moradores de Mato Escuro, comunidade do Quinto Distrito contemplada, juntamente com Açu, Pipeiras e Sabonete, além de Cajueiro, no Quarto Distrito.
A iniciativa é uma das ações incluídas pela prefeita Carla Machado no programa de compensações dos empreendimentos que estão chegando ao Município. Desde quando iniciaram as conversações sobre a construção do Porto do Açu a prefeita incluiu nos protocolos de intenção medidas que mitigassem os impactos sofridos pela população local. Além do maquinário está prevista a instalação, no Quinto Distrito, de estufas de mudas para o cultivo protegido, conforme o Plano de Investimento Social da Agricultura Familiar, firmado pela empresa LLX junto ao Município como contrapartidas sociais e ambientais para a construção do Superporto do Açu.
Além de arcar com os custos dos cinco tratores e das estufas, a empresa ficará encarregada pela manutenção do maquinário pelo período de um ano. À prefeitura caberá fornecer combustível e operador para viabilizar o atendimento aos produtores da agricultura familiar. Os equipamentos chegam para se somar ao maquinário já disponibilizado pela Prefeitura para o atendimento dos agricultores. Desde o início do governo, em 2005, a Prefeitura de São João da Barra empresta equipamento para auxiliar no plantio, bem como fornece o óleo diesel e o transporte, facilitando o escoamento da produção.
- Este convênio é de grande importância, pois o incentivo à agricultura vem em um momento em que São João da Barra está passando por um crescimento industrial, econômico e populacional. Com o consumo aumentando, precisamos de uma agricultura cada vez mais forte para atender essa demanda, destacou o secretário de Agricultura de São João da Barra, Osvaldo Barreto.
As associações receberão, também, apoio técnico consultivo da Fundação de Alunos e Profissionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (FAPUR). Elas serão orientadas sobre a melhor forma de uso dos equipamentos. “A doação dos tratores e o apoio técnico permitirão o aumento da produção e a redução dos custos. É um ganho para o agricultor familiar, que sempre enfrenta dificuldades de recursos para o preparo do solo”, destacou Jeremias Peixoto da Silva, presidente da associação de Mato Escuro.
Em relação às estufas, elas serão instaladas nas imediações do Superporto do Açu e permitirão a redução do ataque de pragas e doenças, protegendo também contra mudanças climáticas. O Plano de Investimento Social da Agricultura Familiar prevê o desenvolvimento de uma série de programas voltados para a geração de renda dos produtores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário