MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Conselho de Agricultura em processo de reativação em São João da Barra

Uma reunião, realizada na última quarta-feira (03), em São João da Barra, deu início ao processo de reativação no município do Conselho Municipal de Agricultura. Participaram, além do secretário municipal de Agricultura, Osvaldo Barreto, representantes de associações de moradores, do Sindicato dos Produtores Rurais e da Emater, integrantes de órgãos ambientais e demais membros da sociedade civil organizada e do poder público local.
Um novo encontro, agendado para a próxima quarta-feira, dia, dia 11 de agosto, no auditório municipal, dará prosseguimento aos trabalhos de reativação do conselho, desativado desde 2006. Na opinião de secretário Osvaldo Barreto, a iniciativa representa um grande avanço para o setor agrícola do município.
— O Conselho tem uma grande força em ações e decisões do poder público, porque ele representa a voz da sociedade. É importante essa mobilização para que ele seja reativado em São João da Barra – destacou.
Palestras sobre o trabalho do Programa Rio Rural no Município, por meio das microbacias, e sobre crédito fundiário, com o técnico da Emater Adailto de Souza, também estiveram na pauta da reunião, que teve como novidade a apresentação de um projeto da secretaria de Agricultura de São João da Barra para a produção de mudas de abacaxi pérola em estufa.
— Essa é uma ideia que tem como objetivo a produção de mudas livre de pragas e doenças, principalmente da fusariose. Estamos na montagem do projeto para entrarmos no processo de licitação. Esperamos, já em 2012, distribuir mudas livres de pragas e doenças. Nossa meta inicial são 2 milhões de mudas por ano, com aumento desse número de acordo com demanda — destacou Osvaldo, lembrando que, paralelo a isso, existe o projeto da construção de uma fábrica de sucos, visando principalmente as frutas menores e com pouco valor de mercado.
O abacaxi é, de acordo com levantamentos da Secretaria Municipal de Agricultura, a principal cultura do município, com mais de 13 milhões de pés plantados atualmente. A estufa de mudas e a fábrica, de acordo com o secretário, ficarão localizadas no quinto distrito, principal zona produtora de São João ad barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário