MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

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Foto Fernando

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Capacitação Educacional encerrou ontem em São João da Barra






Cerca de 800 profissionais da Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra que atuam como professores, orientadores, pedagogos, supervisores, diretores de escolas, auxiliares de creche, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, nutricionistas, equipe técnica e multidisciplinar, participaram da Capacitação Educacional promovida por meio de palestras e oficinas, iniciadas na ultima terça feira e encerradas nesta sexta-feira, no Auditório Municipal.
O secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, destacou a importância da capacitação para delimitar diretrizes que serão utilizadas no segundo semestre nas 34 escolas municipais que atendem aproximadamente 6.300 alunos. “Nossa intenção foi transmitir novos conhecimentos através da discussão de temas educacionais que serão apresentados em sala de aula e assuntos ligados à atualidade do município, visando cada vez mais a aproximação da escola, aluno e família”, declarou.
No encerramento a assistente social e vereadora de Quissamã, Maria de Fátima Pacheco, ministrou palestra sobre o tema: O papel do serviço social na escola. “O serviço social escolar objetiva colaborar no enfrentamento dos problemas sociais que perpassam o cotidiano da comunidade escolar (alunos, professores e pais) através de encaminhamentos, orientações e projetos de cunho educativo que promovam cidadania e ações voltadas às famílias e à sociedade”, explicou.
Segundo Fátima Pacheco, para atingir a criança e o adolescente de forma integral, o serviço social escolar deve intervir no contexto familiar em âmbito sócio-educativo e no contexto escolar transversalizando o ensino aprendizagem na perspectiva de mais participação, autonomia e cidadania.
– Educadores e assistentes sociais compartilham desafios semelhantes e têm a escola como ponto de encontro para enfrentá-los na busca de soluções para problemas sociais que repercutem negativamente o desempenho do aluno que o educador pedagógico e o assistente social são chamados a cooperar – disse.
De acordo com a palestrante, o profissional de serviço social inserido na escola deve trabalhar com programa de prevenção, não somente com problemas sociais. “Na escola, o assistente social deve promover o encontro da educação com a realidade social do aluno”, comentou acrescentando que uma das maiores contribuições do serviço social à educação está na aproximação da família ao contexto escolar, intervindo na família através de ações e trabalhos de grupo com os pais, que se afirma a importância da relação escola-aluno-família.
A gerente de planejamento e controle educacional, Florita Fernandes, ressaltou que o assistente social poderá diagnostificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam à problemática social no campo educacional e conseqüentemente trabalhando métodos preventivos, evitar que o ciclo novamente se repita. “O serviço social contribui para a realidade escolar através da inclusão social, formação da cidadania e emancipação dos sujeitos sociais e o papel do assistente social na escola é fundamental para medição de conflitos, acesso aos direitos sociais, projeto político pedagógico e programas de transferência de renda”, completou, informando que os desafios do assistente social na escola são a prevenção e combate ao bullying, projetos sócio-educativos, articulação da comunidade escolar e fomento da interdisciplinaridade.

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