MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PREFEITURA E CEDAE AMPLIAM REDE DE ABASTECIMENTO

A prefeitura de São João da Barra e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos – CEDAE – estão trabalhando juntas para proporcionar aos moradores do bairro Nossa da Conceição uma melhor qualidade de vida. Já estão em fase de acabamento as obras realizadas em parceria entre as duas instituições para ampliação da rede de abastecimento de água no local. O valor total da obra é de R$ 134.923,75.
            Serão beneficiadas cerca de 60 famílias que moram no bairro e que não tinham acesso à água tratada. A extensão da rede, de acordo com Ranieri Felisberto Nogueira, gerente regional da Companhia, chegará 3 mil metros e será feita com equipamento e material de excelente qualidade. “Estamos quase acabando o trabalho. Ao final da obra os moradores do bairro estarão bem servidos em termos de abastecimento de água durante muito tempo, uma vez que colocamos o que há de melhor em termos de tubulação no local” garante Ranieri.
            A presidente da associação de moradores do bairro Nossa Senhora da Conceição, Andréa de Oliveira Rangel, destaca a importância e oportunidade da obra

FÉ E TRADIÇÃO NA PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA EM HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DA PENHA

A tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora da Penha, em Atafona, conta com uma ampla programação religiosa, que tem início na próxima quinta-feira, dia 28, com a chegada, às 18h, do quadro da padroeira e, em seguida, oração do Terço Mariano. Às 19h, início do Tríduo Sagrado com missa celebrada pelo padre Gilson da Silva Motta e cantada pelos Ministérios Asas de Louvou e Maranatha. A programação no primeiro dia dos festejos prossegue às 20h, com inauguração do Centro de Apoio Pastoral Nossa Senhora da Penha e Abertura do Memorial da Padroeira/2011.
Sexta-feira, dia 29, será rezado, às 15h, o Terço da Divina Misericórdia e, às 18h:30, Oração do Terço Mariano. No segundo dia do Tríduo Sagrado, às 19h, missa com o padre Gustavo Ribeiro dos Santos, cantada pelo Coro Paroquial. Sábado, dia 30, Curso de batismo às 10h e Terço da Divina Misericórdia, às 15h. A programação termina com Oração do Terço Mariano, às 17h:30 e terceiro dia do Tríduo Sagrado, às 18h, com o padre Gustavo Celebrando Missa, cantada pelo Ministério Nossa Senhora da Penha.
No domingo, quarto dia dos festejos em homenagem à padroeira de Atafona, Santa Missa da Divina Misericórdia, às 9h:30, e realização de batizados, a partir das 11h. A procissão fluvial, com a imagem de Nossa Senhora da Penha sendo transportada até o bairro da Baixada e de lá seguindo em visita às ilhas do Pessanha e da Convivência, no vizinho município de São Francisco de Itabapoana, acontece a partir das 15h. No mesmo horário, tem o Terço da Divina Misericórdia. Ás 17h:30 de domingo, a procissão fluvial chega à igreja de Nossa Senhora da Penha, com coroação da imagem e benção às embarcações e pescadores concedida pelo padre Gustavo.
No último dia de festa, segunda-feira, dia 02, Alvorada Festiva, às 6h, pelo dia dedicado à padroeira Nossa senhora da Penha, realizada pela centenária banda União dos Operários e por devotos. Missa campal, às 10h, e batizados, às 11h:30, dão prosseguimento às programação religiosa na segunda-feira pela manhã. Às 17h, acontece a solene e tradicional procissão terrestre, percorrendo às principais vias públicas de Atafona, acompanhada pela banda União dos Operários e por centenas de devotos.
Na pare final dos festejos, queima de fogos no Porto da Penha, às 20h, e cerimônia de coroação de Nossa Senhora da Penha, às 20h:30. Um show religioso com o padre Fábio de Melo, com início previsto para às 22h, encerra a programação em homenagem à Nossa Senhora da Penha no ano de 2011

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA COMEÇA NESTE SÁBADO EM SÃO JOÃO DA BARRA

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza tem início neste sábado em São João da Barra, das 8h às 17h, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A meta é atender 80% dos grupos elegíveis para a vacinação que representa 5000 pessoas.
            Segundo a secretária Municipal de Saúde, Fabiana Catalane, a campanha se estenderá até o dia 13 de maio. “Nossa intenção é imunizar a população a partir de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos e onze meses, gestantes em qualquer período gestacional e trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza”, informou.
            De acordo com a coordenadora Municipal de Imunização, Rachel Alves Rebel, o principal objetivo é reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza. “As infecções respiratórias constituem um conjunto de doenças comumente relacionadas aos idosos e às crianças, sendo o vírus da influenza, responsável por 75% dessas infecções”, disse.
            A vacina influenza sazonal não deve ser administrada em pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também contra indicam doses subseqüentes e em pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações.
– A campanha anual de vacinação tem contribuído ao longo dos anos para a prevenção da gripe comum e suína, além de apresentar significativo impacto para a diminuição das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias – finalizou Rachel.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Carnaval Campista

Começaram os transtornos de trânsito em Campos, alias nem podemos falar de trânsito em Campos afinal é o pior lugar do mundo para digirir, bom vamos deixar isso pra lá. O casal garotinho continua com a idéia fixa de não fazer o carnaval na época devida, isso causa desgate, provoca transtornos no trânsito de Campos que é pecissimo, moradores do trecho próximo onde é montado a estrutura já não suportam mais, estudantes da UENF acham o cumulo do absurdo esse carnaval fora da época, comerciantes das redondezas reclamam da organização do evento, isso é uma pequena apuração, acho que para quem se diz uma ótima gestora, já esta mais do que na hora de mostra para que veio, esse ano não houve as grandes enchentes, os royalties teveram crescimentos consideráveis, enfim, não teve motivo para não fazer o carnaval de campos na época correta.
O fato curioso nesse episódio é que São João da Barra estará dentro do carnaval de Campos, graças ao grande talento dos artistas sanjoaneses. O chinês irá desfilar com todo seu luxo na avenida do samba monstrando o encanto e a grande produção carnavalesca de nosso povo, vamos ver se o ex-prefeito Alberto Dauaire Filho estará lá junto de Anthony Matheus e família aplaudindo o chinês, derrepente ainda não foi convidado ou nem sabe que haverá participação de sanjoanenses no carnaval campista, desculpe amigos, esqueci, ele não vive aqui, com certeza não sabe o que se passa no município, bom, mas talvez ele tenha oportunidade de aplaudir verdadeiros sanjoaneses.
 

Carla Machado: a mãe da ponte João Figueiredo

 

Pilares da ponte que liga o município de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana
Enquanto o foco está nas desapropriações do quinto distrito de São João da Barra e tem muita gente usando o fato simplesmente de forma política, vamos ressaltar aqui outro fato de suma importância e que não pode ser abafado. Em recente reunião com o vice-governador do Estado, Pezão, a prefeita Carla Machado ouviu dele que as obras da ponte que liga São João da Barra a São Francisco de Itabapoana finalmente serão concluídas.

Vamos traçar um cronograma que dá a prefeita sanjoanense o título de “A mãe da Ponte”. Temos que ser justos, pois foi ela quem arregaçou as mangas e se reuniu com prefeitos da região, enviou documentos a deputados estaduais, federais, governo do Estado, governo Federal, esteve nos pilares da ponte João Figueiredo com engenheiros... Daqui a pouco, aqueles que estiveram pelo governo do Estado e sequer olharam para este benefício regional, vão dizer que são os idealistas do projeto.

HISTÓRICO: Há quase 40 anos iniciava a obra de uma ponte que ligaria o município de São João da Barra ao seu antigo sertão (que se emanciparia e desde 1996 se tornaria o município de São Francisco de Itabapoana). Até hoje se aguarda a conclusão da ponte João Figueiredo que se encontra apenas com os pilares erguidos.

ESTRUTURA FÍSICA: Para o término da obra, que está com a infraestrutura parcialmente pronta, constando de fundações, pilares, travessas de apoio, blocos de coroamento e os encontros para os aterros das extremidades, é necessário fazer ainda uma revisão, recuperação e adequação. A superestrutura, ainda por executar, constitui-se de todo o vigamento principal longitudinal para os 19 vãos, acrescido das lajes em concreto armado do tabuleiro da ponte.  Também serão construídos os acessos de dois quilômetros e 400 metros, até a RJ 194, em São Francisco do Itabapoana, na margem esquerda, e de quatro quilômetros, até a BR 356, em São João da Barra, na margem direita. Ao todo são 19 vãos, com 18 pilares e dois “encontros”, totalizando 822 metros de comprimento com 14 metros de largura.

VIABILIDADE DO PROJETO: “A estrutura da ponte ligando São João da Barra a São Francisco de Itabapoana sobre o Rio Paraíba do Sul é viável”.  A afirmação é do engenheiro da LC Engenharia, Luiz Eduardo Cardoso, que visitou o local em fevereiro de 2007. "Não fazia idéia do tamanho da estrutura que me impressionou. A infraestrutura está toda pronta. As estacas são profundas e muito bem concebidas, as deteriorações são muito superficiais", analisa o engenheiro que visitou a área, tirou fotos e depois apresentou um estudo técnico da obra.
Visita da prefeita Carla Mahado e de engenheiros aos pilares da ponte João Figueiredo

IMPORTÂNCIA REGIONAL: A conclusão da Ponte João Figueiredo seria um dos pontos importantes para o desenvolvimento da região, visto o crescimento econômico regional através dos royalties de petróleo, e principalmente agora, com o advento do Complexo Logístico do Açu, em São João da Barra, que fará do município e da região, um polo referencial para novos investidores. E para tal, infraestrutura é fundamental.

Nova via de tráfego: A ponte será uma alternativa de tráfego à BR-101, a partir da integração do novo anel rodoviário à Rodovia do Sol, no Sul do Espírito Santo, por meio da RJ 194, sobretudo se o direcionamento for o Porto do Açu.

Movimentação turística: O Turismo da região Costa Doce vai se expandir com a conclusão da obra. Haverá uma maior integração entre as praias de São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e do Espírito Santo.

Crescimento econômico: A conclusão da ponte afetará de imediato o setor econômico regional. Terá fundamental importância no desenvolvimento dos setores agrícola, turístico, ceramista, sucroalcooleiro e agora, industrial, com o Complexo Logístico do Açu. Do Espírito Santo, por exemplo, pedras, como granito, poderão chegar ao Porto do Açu.

Sociabilidade: São Francisco do Itabapoana se emancipou em 1996.  Todo aquele território fazia parte do município de São João da Barra. E a ponte era um sonho de integração municipal. Hoje, busca-se o sonho de integração intermunicipal e regional, estreitando os laços sociais.

CARTA DA REGIÃO: A prefeita Carla Machado liderou um movimento em prol da conclusão das obras da ponte João Figueiredo. Em fevereiro de 2007, em São João da Barra, foi realizada uma reunião pública com a presença do prefeito de Campos dos Goytacazes, Alexandre Mocaiber, do prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedro Cherene, de representantes do Ministério Público e da sociedade civil organizada. O principal argumento foi a viabilidade econômica e a necessidade de novas pontes serem construídas sobre o Rio Paraíba do Sul como forma de desafogar o forte tráfego nas rodovias. Assinada pelos prefeitos e entidades, o documento chamado “Carta da Região” foi enviado ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, ao Congresso Nacional e ainda à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro(Alerj).
Prefeita Carla Machado com prefeitos da região em reunião em São João da Barra

DOCUMENTO AO MINISTRO: Em visita do ministro dos Transportes, Paulo Passos, no dia 11 de janeiro de 2007, à região, a prefeita Carla Machado entregou documentação sobre a viabilidade do projeto e sua importância histórica, logística e econômica. Ministro e prefeita sobrevoaram o município sanjoanense durante 45 minutos.

SENADO: A prefeita também conseguiu dos senadores Francisco Dornelles e Marcelo Crivella o comprometimento com a causa.

BRASÍLIA - EM BUSCA DO SONHO: A busca incessante pelo término da obra da ponte fez com que a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, estivesse constantemente na capital federal, no intuito de mobilizar e conscientizar deputados, senadores, ministros  de  Estado  e  o  presidente  da  República  sobre  a importância  da  conclusão  da  ponte  João  Figueiredo  para  a  região.

Brasília — 26 de abril de 2007: A prefeita Carla Machado participou de uma audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Na oportunidade, a prefeita tratou de assuntos referentes à retomada das obras para conclusão da ponte ligando os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

Brasília — 22 e 23 de outubro de 2007: A prefeita esteve em Brasília com 22 deputados e alguns senadores. Carla, ainda foi à Secretaria das Relações Institucionais de Assuntos Federativos, onde se reuniu com Alan Silva, gerente da região Sudeste I, para tratar de questões relativas ao término da ponte.

Brasília — 06 e 07 de novembro de 2007: A prefeita esteve reunida com a Bancada Fluminense com o intuito de viabilizar a inserção de uma emenda de bancada para a conclusão da obra da Ponte João Figueiredo. E conseguiu. Com um forte poder de articulação que lhe é peculiar, Carla conseguiu mobilizar deputados de diferentes partidos (PMDB, DEM, PDT e PSDB). Infelizmente não saiu do papel.

OMPETRO: A prefeita de São João da Barra conseguiu transformar a luta pela conclusão da obra da ponte numa questão regional. Durante a reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) no dia 29 de outubro de 2007, em Carapebus, ela obteve apoio do Fórum da Sociedade Civil Organizada que enviou um documento aos 46 deputados federais do Rio pedindo empenho para conseguir recursos para a obra.

Rio de Janeiro — 05 de abril de 2011: O vice-governador Pezão informou em reunião com a prefeita Carla Machado que o Estado incluiu a conclusão da ponte que liga São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, no pacote de obras que serão contempladas com o empréstimo de R$ 1 bilhão que será liberado para o Estado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Cabral conseguiu o recurso em viagem recente aos Estados Unidos.

Prefeita Carla Machado em recente reunião com o vice-governador do Estado, Pezão