MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Carla Machado visita siderúrgicas Tenaris-Confab, em São Paulo, e Ternium, na Argentina

 
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, e o prefeito de Pindamonhangaba, João Ribeiro, na sede da Tenaris-Confab - SP
Uma comitiva oficial da Prefeitura de São João da Barra, liderada pela prefeita Carla Machado, esteve na Siderúrgica “Tenaris Confab”, em  São Paulo, e agora está na Argentina, em visita às cidades de Campana, San Nicolas e Buenos Aires para conhecer de perto as instalações, os modelos de projetos sociais, os programas de capacitação de mão de obra local e os programas de incentivo à cultura e turismo da Ternium, que é controlada pelo grupo Techint, que participa com a LLX do projeto de implantação de uma siderúrgica no Complexo Industrial do Superporto do Açu.

Gigante do setor
A Ternium produzde aços planos e longos na Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala e México.
No Brasil, o projeto da siderúrgica integrada a ser instalada no Açu prevê o início das obras para o final deste ano e o início da operação para 2014, dando partida a uma produção de até 8,4 milhões de toneladas anuais, incluindo pelotização, fabricação de placas, chapas grossas para a indústria naval, laminados quentes para a agroindústria e produtos para o setor petrolífero de grande profundidade e para indústria automobilística.

Mão de obra das obras do porto deve ser aproveitada
Segundo declarações de Mário Dell’acqua, diretor de Implantação da siderúrgica no Açu, está prevista a criação de 11 mil empregos, com aproveitamento de grande parte da mão de obra existente hoje nas obras do Porto que deverá ser aproveitada na siderúrgica.
Achou muito? Tem mais…


Para os mais renitentes em acreditar na onda de progresso que varre a região, um lembrete: outro grande grupo da siderurgia se prepara para investir na região, a chinesa Wisco, com investimentos de US$ 5 bilhões, a Wuhan Iron & Steel com 70% do negócio e a EBX com 30%, para a produção de cinco milhões de toneladas por ano, no que deverá ser o maior investimento da China no exterior.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Assistência Social normaliza alugueis de imóveis de programas em SJB


Assistência Social normaliza alugueis de imóveis de programas em SJB

O secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, o Neco, se reuniu na última segunda-feira, dia 22, com proprietários de imóveis alugados à Prefeitura Municipal e que são utilizados para desenvolver importantes programas sociais como o PETI, CRAS, CREAS, entre outros. O objetivo foi normalizar o pagamento de quarenta e cinco dias referente ao mês de julho e quinze dias de agosto, atrasado devido ao corte realizado pela Câmara Municipal no Orçamento encaminhado pelo Executivo à casa legislativa em dezembro de 2010, que comprometera estes e outros serviços disponibilizados para as comunidades.

“Tivemos que encaminhar um novo projeto de Lei aonde, só após uma decisão judicial, foi colocada em pauta a votação da suplementação de verba”, comenta Neco, informando que a partir de 16 de agosto até 31 de dezembro de 2011 o pagamento está normalizado.

De acordo com a Procuradora Geral do Município, Adahir Cristina Moll Quitete, a Câmara votou os projetos, incluindo a suplementação, e depois de 10 dias enviou para o Executivo que publicou e fez os decretos de remanejamento com o intuito de realizar o pagamento dos aluguéis e retomar importantes projetos de aporte para infraestrutura e outros setores. “Tivemos que recorrer à Justiça”, comenta a procuradora, acrescentando que se não tivesse essa determinação a situação não estaria resolvida, correndo o risco dos programas sociais terem sido paralisados.

O secretário Neco este presente na reunião antes de viajar com a comitiva da prefeita Carla Machado para Pindamonhangaba/São Paulo, onde conhecerão a Siderúrgica Tenaris Confab e para Campana, San Nicolas e Buenos Aires, na Argentina, para visitarem o Grupo Ternium (que vai se instalar em São João da Barra). “Na Ternium conheceremos os projetos sociais, programas de capacitação da mão de obra local e os programas de incentivo à cultura e turismo”, finaliza.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Neco: “Betinho fez um péssimo governo em São João da Barra”

 

Pré-candidato governista com preferência pessoal assumida pela prefeita Carla Machado (PMDB), José Amaro Martins de Souza, o Neco (PMDB), é agricultor, vereador em quarto mandato e secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.  Com uma história politica e pessoal antiga com a chefe do Executivo, ele não nega os desencontros do passado, desde que Carla se fez presidente do Legislativo. Admitindo também a paticipação que ela teria em seu governo, para chegar a conquistá-lo, Neco trabalha com a possibilidade de composição de chapa com Aluizio Siqueira (PTB) ou Alexandre Rosa (PSB), os outros pré-candidatos da situação.
Crítico de Betinho Dauaire (indo para o PR) desde quando o hoje pré-candidato de Garotinho era prefeito e opositor declarado do então governador, ele não tem dúvidas ao afirmar que seu principal concorrente fez um “péssimo governo” em São João da Barra. Quanto às críticas sofridas, em relação a uma suposta falta de preparo para lidar com os mega-interesses do Porto do Açu, Neco diz possuir as principais virtudes que julga necessárias ao próximo governante sanjoanense: “compromisso com o povo e honestidade”.





Folha da Manhã — Carla Machado já declarou aqui que você é o pré-candidato da preferência pessoal dela. Até que ponto isso se dá por vocês dois serem do mesmo partido ou pela sua reconhecida lealdade à prefeita?


Neco — Desde meu primeiro mandato, há cerca de 15 anos, que eu a conheci e aprendi a admirá-la. Tivemos muitas divergências, sempre conversávamos e discutimos sobre São João da Barra. Desde então foi construída nossa amizade. Em todos momentos difíceis de minha vida, ela sempre esteve presente. É uma amizade não só entre nós, mas também entre nossas famílias.

Folha — Nessa questão da lealdade, até onde isso é uma virtude pessoal e política, ou uma forma de Carla garantir, caso você seja candidato e eleito, sua manutenção no poder como eminência parda do novo governo, como Garotinho faz com Rosinha em Campos e Lula com Dilma, no Brasil?
Neco — Seria um privilégio poder suceder um governo como o da prefeita Carla, mas acredito que ela ainda tem muitos caminhos políticos a seguir, o que não significa que a prefeita não poderia colaborar com a tamanha experiência acumulada nesses anos de gestão.

Folha — Ainda nessa questão da lealdade, dizem em São João da Barra que Carla chegou a falhar contigo, quando os dois eram vereadores, no primeiro governo de Betinho (1996/2000), e na eleição da mesa diretora, após ter acordado votar em você para presidente com o grupo de oposição, ela teria negociado às escondidas com o então prefeito e votou nela mesma para garantir o controle da Câmara. Foi isso mesmo?
Neco — O que aconteceu foi que Carla estava fechada com o grupo de votar em mim, sim. Sendo que próximo ao horário da votação, o outro grupo a ofereceu a proposta de ser ela a presidente da Câmara, a perguntando em quem confiaria: nela própria ou em mim. Dessa maneira, Carla optou em votar nela mesma. Mas essa história já é passada e eu já a perdoei na época. Pois compreendi que nessa situação, eu também confiaria mais em mim.

Folha — De qualquer maneira, no seu entender, Carla teria pago essa dívida, depois de eleita prefeita, ao fazê-lo duas vezes presidente da Câmara (nos biênios 2005/06 e 2007/08)?
Neco — Desde o momento em que eu a perdoei, não existiu mais dívida alguma!

Folha — Gersinho disse aqui, que na eleição de 2004, os candidatos a vereador que apoiaram a eleição de Carla a prefeita, teriam acordado que o mais votado teria sido o presidente. Ele foi o mais votado, mas o presidente foi você, com a promessa de que ele seria o próximo. Todavia, a eleição seguinte da mesa diretora foi antecipada para reeleger você à presidência. Procedem essas versões?
Neco — Não, em nenhum momento Carla prometeu a mesa diretora da Câmara ao mais votado, até porque quem decide é a maioria da Câmara, mesmo com a influência que a prefeita possui.

Folha — E na tentativa de fazê-lo presidente pela terceira vez consecutiva, ao fazer uma lei, depois da eleição já consumada, para que o vereador mais votado (você) fosse automaticamente guindado à presidência? Como Alexande Rosa e Gersinho derrubaram isso na Justiça, se revezando nas presidências seguintes e gerando o racha figadal que perdura até hoje, mesmo com a volta do primeiro ao governo, a pergunta é: na relação custo/benefício, valeu a pena?
Neco — Na época, presidente da Câmara, eu apenas acatei a decisão da maioria sobre o projeto de Lei, até porque este projeto nem foi de minha autoria.

Folha — Na sua opinião, onde, quando e como os vereadores de oposição teriam perdido a mão, agindo na Câmara no interesse de desestabilizar a gestão de Carla, mesmo sobre os interesses da maioria da população, como foram os casos dos shows do último verão, ou o mais recente da coleta de lixo?
Neco — Por conta do excelente trabalho desenvolvido por nosso grupo e pelas mudanças e melhorias realizadas no município, o maior objetivo da oposição sempre foi a cassação da prefeita Carla, e para isso tentam utilizar de todos os artifícios. Sendo que a cada dia que passa eles se atrapalham cada vez mais, perdendo assim o respeito da opinião pública e tendo que votar sob decisão judicial.

Folha  — Depois de apelar à Justiça para finalmente conseguir valer sua maioria na aprovação do remanejamento orçamentário, no último dia 28, Carla propôs o apaziguamento com a oposição. Com a proximidade das eleições de 2012, acha que isso ainda é possível?
Neco — A prefeita sempre procurou ter uma boa relação com a oposição independente do momento. Penso que as figuras políticas devem trabalhar em conjunto para melhorias em prol da população, e é isso que a população sanjoanense espera.

Foha — Como analisaria politicamente as pré-candidaturas de Aluizio Siqueira e Alexandre Rosa, que disputam com você a vaga para se lançar à Prefeitura pelo grupo do governo? Além da preferencia pessoal de Carla, qual seria sua vantagem sobre eles? Há possibilidade de compor chapa com um ou com o outro?
Neco — Sou candidato de preferência de Carla Machado, mas é com a pesquisa que vamos saber quem é o candidato da preferência do povo. Se for preciso compor chapa com um deles, estou pronto para isso, até porque são meus companheiros de bancada.

Folha — Presidente do PR, Wladimir Garotinho já garantiu que o cadidato do partido em São Joao da Barra (e, por conseguinte do seu pai), será Betinho Dauaire. Em se entender, quais seriam suas maiores dificuldades e facilidades no enfrentamento direto com o ex-prefeito?
Neco — Betinho já teve dois mandatos de prefeito de São João da Barra e eu, nesse período, fui vereador de oposição. Tenho certeza que ele fez um péssimo governo, pois prova disso, no colégio eleitoral do Açu na eleição de 2008, eu tive mais votos para vereador do que ele para prefeito. E em relação ao apoio do PR de Garotinho a Betinho, eu não tenho mente curta, me recordo muito bem das trocas de “elogios” entre um e o outro.

Folha — Gersinho também aventou a possiblidade dele sair em candidatura alternativa à Prefeitura, numa espécie de terceira via. Projeta essa possibilidade? Como ela poderia interferir na polarização entre os candidatos de Garotinho e Carla?
Neco — Respeito muito os eleitores que votaram em Gersinho para vereador. Mas acredito que ele não irá interferir em nada nas eleições de 2012.

Folha — E no grupo da situação? Embora não citado por Carla, não é novidade para ninguém a pretensão do empresário Ari Pessanha de concorrer mais uma vez ao pleito majoritário. Como isso está sendo trabalhado?
Neco — Ari vem sendo um amigo e companheiro indispensável, porém ainda não tivemos nenhuma conversa sobre esse assunto.

Folha — Quais são, em seu entender, os principais pontos positivos e negativos da administração Carla Machado? Se eleito, o que procuraria manter, o que buscaria melhorar e o que poderia trazer como novidade?
Neco — A administração de Carla Machado pode contar com inúmeros avanços em relação a governos anteriores, relacionados a maiores empreendimentos, maiores oportunidades de capacitação de mão-de-obra local, a inclusão de projetos na área tecnológicas, a conquista de implantação de grandes empresas dentro do município, investimento em infra-estrutura por todo território, entre muitos outros. Olhando para os pontos negativos, ficamos impossibilitados de oferecer o último verão digno para a população. A saída da Inbesp (oscip cuja terceirização no serviço foi suspensa pela Justiça Federal), que fazia excelente trabalho na saúde do município, também foi uma perda. Recentemente, a parada do reabastecimento de água potável em setores públicos e na comunidade, do recolhimento de lixo e do limpa-fossa foram grandes dificuldades. Gostaria de frisar, que esses pontos negativos ocorreram não por vontade da Pprefeita e sim pelo impasse na Câmara Municipal. Se eleito, buscarei melhorar cada vez mais a saúde, a educação, a assistência e todo governo, e procurarei trabalhar e capacitar cada vez mais nossa equipe técnica para construção de um ótimo trabalho em rede, para o futuro promissor que São João da Barra espera.

Folha — Alguns adversários questionam seu preparo para ligar com os grandes empresários brasileiros e mundiais que já estão vindo a reboque do Porto do Açu. Está preparado para lidar com os gigantescos interesses financeiros advindos desse investimento? Como aproveitar ao máximo seu benefícios econômicos e atenuar ao mínimo seus impactos sociais?
Neco — Com certeza estou preparado para esse grande desafio. Um prefeito não necessariamente perante a Lei deve ser graduado. Entendo que para ser prefeito, terei todo um suporte técnico com pessoas extremamente capacitadas ao meu lado, para me auxiliar em eventuais dificuldades. Para estar à frente de um município, o que se precisa de verdade, eu tenho: compromisso com o povo e honestidade

Por Aluysio, em 19-08-2011 - 17h19 folha da manhã

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Comando de Saúde Nacional nas Rodovias pela 3ªvez em São João da Barra

O Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Civil Municipal e Cerimonial de São João da Barra, realizará nesta quarta-feira (17), das 9h às 16h, em Barcelos, na Br – 356, o projeto Comando de Saúde Nacional nas Rodovias.
            A gestora do Comando de Saúde nas Rodovias, Marilene de Barros, informou que é a terceira vez que o projeto vem a São João da Barra. “A primeira vez foi em dezembro de 2009 e a segunda em junho de 2010”, lembrou, acrescentando que o objetivo é promover campanhas educativas e preventivas visando avaliar e orientar os motoristas profissionais quanto ao seu estado de saúde, detectando fatores de risco à saúde dos motoristas profissionais.
            “O projeto visa ainda obter indicadores estatísticos sobre o perfil de saúde dos motoristas profissionais, bem, como reduzir a incidência de acidentes nas rodovias”, ressaltou Marilene, informando que durante o evento acontecem diversos tipos de avaliações e exames, como verificação de doenças pré-existentes, uso de medicamentos impróprios, verificação de pressão arterial, glicemia, colesterolemia, trigliceridemia, acuidade visual e auditiva, campo visual, força manual, grau de sonolência e determinação da circunferência abdominal.
            Segundo a secretária de Saúde, Fabiane Catalani, além dos exames, serão passadas orientações médicas, odontológicas, psicológicas, farmacêuticas, nutricionais, primeiros socorros, prevenção a doenças venéreas, noções de direção defensiva e orientações jurídicas.

AGRADECIMENTO E BOAS VINDAS

        Não poderia deixa de agradecer ao Márcio Soares pela sua passagem no turismo de São João da Barra, com sua forma de lidar com as pessoas nunca deixou de atender todo município sempre tratou bem a todos os organizadores de festas regionais sempre atendendo da melhor forma possível obrigado Márcio Soares pela forma que conduziu a secretaria de Turismo.
        Da mesma forma dou as boas Vindas ao Alexandre Rosa para que possa fazer o melhor no turismo de São João da Barra, aproveitar as belíssimas paisagens que temos no quinto distrito e na grade de shows em geral para que o comércio de nossa cidade possa ganhar com isso e a nossa população se sinta bem em nossa cidade e não venha a sair para outras em busca de entretenimento. Venha e faça para o povo de São João da Barra.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Asfaltamento da RJ 240.

Asfaltamento da RJ 240 a partir da rotatória do Porto, passando pelas localidades de Papagaio a Água Preta e de Mato Escuro até a praia do Açu. Esse foi um dos requerimentos aprovados pelos vereadores de São João da Barra, na sessão plenária desta quinta-feira (11).
Ainda na reunião, foi também aprovado o requerimento 114/11, solicitando à prefeita, Carla Machado, que providencie a implantação do Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCCS) para os funcionários públicos do município.
O plenário também aprovou o requerimento 115/11 de Aluízio Siqueira, que pede ao presidente da CEDAE, Wagner Victer, para construir uma caixa d’água, com poço profundo, visando fornecer água potável ao loteamento Santa Rita, no Bairro do Perigoso, em Grussaí.
Os vereadores também apreciaram diversas indicações à Prefeitura de São João da Barra. Entre os temas: calçamento de ruas em Bajuru, Água Santa e Jardim dos Palmares; construção de uma rampa no porto de Barcelos; extensão de rede de esgoto na avenida Rotary e urbanização e conclusão da capela mortuária. Na abertura da sessão, os edis aprovaram uma moção de parabenização pelo Dia do Advogado. A próxima reunião está marcada para ás 17h da próxima segunda-feira (15),

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Eike, de “sangue geladérrimo” diante da crise, garante porto em 2012 e petróleo em 2015

Eike garante porto em 2012 e produção de petróleo em 2015
A crise financeira internacional deflagrou uma série de boatos locais sobre o lastro das empresas do megaempresário Eike Batista, que tem alguns de seus mais vultosos e importantes empreendimentos no Norte Fluminense, mais precisamente em São João da Barra – o superporto do Açu e o Distrito Industrial do Açu. A crise que vem abalando o mercado internacional, agravada desde o rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos e do Fed (o banco central americano), pela agência Standard & Poor’s, não assusta ao brasileiro, listado pela revista Forbes como o oitavo mais rico do mundo. Em entrevista à Folha de São Paulo, Eike afirma que suas empresas têm o capital necessário para começar a produzir até 2015. O primeiro embarque no superporto do Açu está previsto para 2012. Estima-se o crescimento regional entre 200% e 500%, em razão destes investimentos.
Sobre a crise, Eike Batista afirma que as empresas dele têm R$ 10 bilhões em caixa para operar e lamenta não poder recomprar as ações no mercado porque as empresas ainda não estão dando lucro. Estando listado no Novo Mercado, o empresário fica impedido de comprar novamente as ações na bolsa. Para ele está havendo “muito barulho por nada”. “Se eu pudesse firmaria um plano de recompra em 90 dias”. “Meu sangue está geladérrimo”, afirmou Eike, na entrevista.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

São João da Barra perde a primeira partida na Copa Inter Tv de Futsal

Em partida válida pela segunda rodada da chave 3 da Copa InterTV de Futsal, a equipe de São João da Barra perdeu de virada para o time da cidade de Porciúncula, em partida realziada no último sábado, dia 06, na cidade de São Fidélis. Com o resultado adverso, o time sanjoanense precisa vencer na ultima rodada para se classificar.
A partida, realizada no Ginásio Poliesportivo de São Fidelis, começou bem equilibrada, com o time sanjoanense dominando a maior parte do jogo, mas errando muitos passes e fazendo com que o time de Porciúncula chegasse com perigo duas vezes seguidas na meta do goleiro João Paulo. Depois do susto, o time de São João da Barra partiu para cima, mesmo assim as equipes não saíram do zero na primeira etapa.
Veio o segundo tempo, e com ele um jogo mais aberto. Logo nos primeiros minutos, São João da Barra abriu o placar, depois de uma jogada individual de Douglas, que avançou e chutou forte no canto direito do goleiro adversário.
Depois do gol, o time sanjoanense relaxou, e a equipe de Porciúncula partiu para a
Reação. Mesmo tendo um jogador expulso, o time do Noroeste Fluminense cresceu, empatando o jogo em cobrança de falta, e virando a partida em dois erros de passe do time de São João Barra. Final de jogo 3 a 1 para Porciúncula, vitória que colocou o time
porciunculense na briga por uma das vagas.
Com os resultado da segunda rodada, a chave 3 da competição da Região de cobertura Planície ficou indefinida, já que todas as equipes tem três pontos. Pelo critério de desempate, Porciúncula é o líder da chave, seguido do time de São Francisco de Itabapoana. São João da Barra vem em terceiro e Bom Jesus do Itabapoana, em quarto. Classificam-se para a próxima fase os dois melhores da Chave 3.
A definição dos classificados acontecerá, no próximo sábado, dia 13, na cidade de Itaperuna. O time sanjoanense enfrenta São Francisco de Itabapoana às 16h, no Ginásio Poliesportivo da cidade do Noroeste Fluminense.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Menino Lorhan necessita de ajuda para tratamento de alergia alimentar

 
 
 
 
Bebê precisa de um plano de saúde, roupas, fraldas descartáveis e produtos de higiene
 
A felicidade em poder ter o filho nos braços foi concretizada em janeiro deste ano. Mas, logo após os primeiros momentos inesquecíveis entre mãe e filho, veio a angústia por descobrir que o bebê possui uma alergia alimentar rara, que o impede de comer qualquer tipo de alimento.

A doença de Lorhan Rocha Toledo, de apenas sete meses, foi decoberta logo nos primeiros dias de nascido, quando a mãe, a dona de casa Maria de Fátima, 26 anos, percebeu que ao amamentá-lo, aparecia em todo seu corpo, grandes manchas vermelhas na pele, além de o bebê ter apresentado sintomas como corpo gelado e princípios de desmaio. O bebê desde então passou a fazer diversos de exames para detectar seu tipo de alergia, até agora não identificada pelos médicos.

Atualmente, ele pode ingerir somente o leite NeoCate, custeado pela Prefeitura de São João da Barra, já que a família reside no Açu, e que custa cerca de R$ 450 reais a lata de 400 gramas. Segundo o pediatra de Lorhan, alguns alimentos já foram testados com o bebê, mas ele teve alergia a todos eles. O problema deixa os pais angustiados pela saúde do bebê, que não pode ficar com ninguém.

"Tive que deixar meu trabalho quando o Lorhan nasceu, e meu marido ganha apenas um salário mínimo. Temos uma vida bastante difícil, porque os gastos  são muito grandes. Por orientação do médico pediatra, não posso deixá-lo com ninguém, devido ao problema dele, porque ele não pode comer nada até que os médicos descubram o problema, além de ele também ter refluxo. Testamos alguns alimentos, adequados para a dieta de qualquer bebê, mas ele teve alergia a todos eles. Mas, mesmo com este problema, ele é um bebê feliz, o que nos deixa mais confortados", ressaltou a mãe.

O pai de Lorhan, Gilberto Toledo, 23 anos, ressalta que além do filho precisar de cuidados especiais, ele ainda precisa utilizar sabonete glicerinado e água mineral de qualidade para fazer a mamadeira, já que ele também adquiriu alergia a sabonete comum para bebê.

"Além da alimentação, as roupas dele precisam ser muito bem lavadas, e a mamadeira tem que ser feita com muita higiene, já que o leite que ele usa é diferente dos demais, e mancha até as roupinhas dele. Infelizmente com o que ganho não dá para pagar tudo o que ele necessita. Estamos até devendo um dinheiro a alguns parentes", enfatizou Gilberto, lembrando que o filho esteve no Rio de Janeiro na última semana para realização de mais exames para detectar o problema, e que o resultado deverá ser entregue no dia 6 de setembro.

Para quem quiser ajudar o Lorhan a ter uma vida mais saudável com um plano de saúde, fraldas descartáveis, roupas e demais produtos de higiene para bebê, basta entrar em contato com o telefone do Ururau 98973770, ou através dos telefones 99727309 ou 98175693. O endereço do Ururau, que fica localizado na Rua Ipiranga, 28, também está à disposição da população para receber as doações.

"Toda ajuda será bem vinda, e desde já agradecemos a quem se interessar pela saúde do meu filho. Tudo o que faço é por ele e por amor a ele. Não existe coisa mais importante na minha vida que a saúde do Lorhan. Se alguém também puder ajudar com a doação de duas passagens para o Rio, agradeço muito, porque teremos que voltar para lá em setembro para pegar o resultado dos exames dele. Estamos na expectativa de conhecer o real problema do nosso filho", concluiu Maria de Fátima.
 ESTAMOS ORGANIZANDO UM BINGO PARA ARRECADAR DINHEIRO PARA AJUDAR A FAMÍLIA DO LORHAN      QUEM QUISER AJUDAR ENTRAR EM CONTATO COM FERNANDO RIBEIRO EM MATO ESCURO OU PELO TELEFONE 22 9852-0888 OU 9224-1779 OU EMAIL: fernandoribeiro@terra.com
FONTEhttp://www.ururau.com.br/cidades3765_Menino_Lorhan_necessita_de_ajuda_para_tratamento_de_alergia_alimentar
Ururau
 

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Capacitação Educacional encerrou ontem em São João da Barra






Cerca de 800 profissionais da Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra que atuam como professores, orientadores, pedagogos, supervisores, diretores de escolas, auxiliares de creche, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, nutricionistas, equipe técnica e multidisciplinar, participaram da Capacitação Educacional promovida por meio de palestras e oficinas, iniciadas na ultima terça feira e encerradas nesta sexta-feira, no Auditório Municipal.
O secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, destacou a importância da capacitação para delimitar diretrizes que serão utilizadas no segundo semestre nas 34 escolas municipais que atendem aproximadamente 6.300 alunos. “Nossa intenção foi transmitir novos conhecimentos através da discussão de temas educacionais que serão apresentados em sala de aula e assuntos ligados à atualidade do município, visando cada vez mais a aproximação da escola, aluno e família”, declarou.
No encerramento a assistente social e vereadora de Quissamã, Maria de Fátima Pacheco, ministrou palestra sobre o tema: O papel do serviço social na escola. “O serviço social escolar objetiva colaborar no enfrentamento dos problemas sociais que perpassam o cotidiano da comunidade escolar (alunos, professores e pais) através de encaminhamentos, orientações e projetos de cunho educativo que promovam cidadania e ações voltadas às famílias e à sociedade”, explicou.
Segundo Fátima Pacheco, para atingir a criança e o adolescente de forma integral, o serviço social escolar deve intervir no contexto familiar em âmbito sócio-educativo e no contexto escolar transversalizando o ensino aprendizagem na perspectiva de mais participação, autonomia e cidadania.
– Educadores e assistentes sociais compartilham desafios semelhantes e têm a escola como ponto de encontro para enfrentá-los na busca de soluções para problemas sociais que repercutem negativamente o desempenho do aluno que o educador pedagógico e o assistente social são chamados a cooperar – disse.
De acordo com a palestrante, o profissional de serviço social inserido na escola deve trabalhar com programa de prevenção, não somente com problemas sociais. “Na escola, o assistente social deve promover o encontro da educação com a realidade social do aluno”, comentou acrescentando que uma das maiores contribuições do serviço social à educação está na aproximação da família ao contexto escolar, intervindo na família através de ações e trabalhos de grupo com os pais, que se afirma a importância da relação escola-aluno-família.
A gerente de planejamento e controle educacional, Florita Fernandes, ressaltou que o assistente social poderá diagnostificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam à problemática social no campo educacional e conseqüentemente trabalhando métodos preventivos, evitar que o ciclo novamente se repita. “O serviço social contribui para a realidade escolar através da inclusão social, formação da cidadania e emancipação dos sujeitos sociais e o papel do assistente social na escola é fundamental para medição de conflitos, acesso aos direitos sociais, projeto político pedagógico e programas de transferência de renda”, completou, informando que os desafios do assistente social na escola são a prevenção e combate ao bullying, projetos sócio-educativos, articulação da comunidade escolar e fomento da interdisciplinaridade.

São João da Barra volta à quadra neste sábado na Copa InterTV

Após estrear com êxito no Copa InterTV de Futsal, vencendo Bom Jesus de Itabapoana por 2 a 0, em partida realizada no Ginasio Poliesportivo de Itaperuna, no dia 30, São João da Barra volta à quadra neste sábado, dia seis. O adversário será o Porciúncula, em jogo marcado para a cidade de São Fidélis.
Com um plantel de 20 atletas, todos do município, São João da Barra espera fazer bonito na competição, como ocorreu em 2009, quando chegou às quartas-de-final. A preparação teve início há três semanas, como treinamentos às segundas e quartas-feiras, no Ginásio Municipal Arlindo Aquino. A prefeitura de São João da Barra, por meio do Departamento de Esportes, apoio a equipe.
A Copa Inter TV de Futsal tem jogos realizados no final de semana. Nas regiões Norte e Noroeste as partidas acontecem em Itaperuna e São Fidélis. Na Baixada Litorânea os municípios sede são Araruama e Conceição de Macabu. Cachoeiras de Macacu será a sede na região Serrana.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Conselho de Agricultura em processo de reativação em São João da Barra

Uma reunião, realizada na última quarta-feira (03), em São João da Barra, deu início ao processo de reativação no município do Conselho Municipal de Agricultura. Participaram, além do secretário municipal de Agricultura, Osvaldo Barreto, representantes de associações de moradores, do Sindicato dos Produtores Rurais e da Emater, integrantes de órgãos ambientais e demais membros da sociedade civil organizada e do poder público local.
Um novo encontro, agendado para a próxima quarta-feira, dia, dia 11 de agosto, no auditório municipal, dará prosseguimento aos trabalhos de reativação do conselho, desativado desde 2006. Na opinião de secretário Osvaldo Barreto, a iniciativa representa um grande avanço para o setor agrícola do município.
— O Conselho tem uma grande força em ações e decisões do poder público, porque ele representa a voz da sociedade. É importante essa mobilização para que ele seja reativado em São João da Barra – destacou.
Palestras sobre o trabalho do Programa Rio Rural no Município, por meio das microbacias, e sobre crédito fundiário, com o técnico da Emater Adailto de Souza, também estiveram na pauta da reunião, que teve como novidade a apresentação de um projeto da secretaria de Agricultura de São João da Barra para a produção de mudas de abacaxi pérola em estufa.
— Essa é uma ideia que tem como objetivo a produção de mudas livre de pragas e doenças, principalmente da fusariose. Estamos na montagem do projeto para entrarmos no processo de licitação. Esperamos, já em 2012, distribuir mudas livres de pragas e doenças. Nossa meta inicial são 2 milhões de mudas por ano, com aumento desse número de acordo com demanda — destacou Osvaldo, lembrando que, paralelo a isso, existe o projeto da construção de uma fábrica de sucos, visando principalmente as frutas menores e com pouco valor de mercado.
O abacaxi é, de acordo com levantamentos da Secretaria Municipal de Agricultura, a principal cultura do município, com mais de 13 milhões de pés plantados atualmente. A estufa de mudas e a fábrica, de acordo com o secretário, ficarão localizadas no quinto distrito, principal zona produtora de São João ad barra.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE INGLÊS E INFORMÁTICA DA FAETEC, NO AÇU.

ATENÇÃO!!!

ACONTECERÃO NESTA QUARTA-FEIRA, A PARTIR DAS 9 HORAS, AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE INGLÊS E INFORMÁTICA DA FAETEC, NO AÇU.

AS AULAS ACONTECERÃO NA ESCOLA MUNICIPAL CHRISANTO HENRIQUE DE SOUZA

OS CANDIDATOS DEVERÃO ESTAR CURSANDO OU TER CONCLUÍDO A QUINTA SÉRIE E TER PELO MENOS 12 ANOS

PARA A INSCRIÇÃO É NECESSÁRIO LEVAR XEROX E ORIGINAL DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO, CARTEIRA DE IDENTIDADE, CPF, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE E UMA FOTO 3 x 4.

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE DE SE CAPACITAR

AULAS DE INGLÊS E INFORMÁTICA NO AÇU.

PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA - CONSTRUINDO O AMANHÃ

Vereador Alexandre Rosa (PPS) deixará Câmara de São João da Barra para assumir Secretaria de Turismo

O Vereador Alexandre Rosa Gomes (PPS) deverá deixar a Câmara esta semana para assumir a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de São João da Barra no lugar de Márcio Soares.
Quem assume o lugar do vereador Alexandre Rosa na Casa de Leis é o suplente Joãozinho (PPS), que atualmente está na Secretaria de Pesca.
A ex-chefe de gabinete, Christiane Assis, assumirá, nesta terça-feira (02), como Subsecretária de Promoção Social junto a Neco, atual Secretário. Outras mudanças estão previstas ainda para este mês.
A SEMANA DE CARLA MACHADO
A prefeita Carla Machado (PMDB) esteve em um almoço com o governador Sergio Cabral nesta segunda-feira (10) para tratar de assuntos relacionados a cidade de São João da Barra.
Na próxima quarta-feira (03) Carla estará em Curitiba/PR com o político, arquiteto e urbanista brasileiro, Jaime Lerner, responsável por vários projetos bem sucessidos. Na reunião, poderão surgir idéias para serem implantadas em São João da Barra.
Somente na quinta-feira (04) a Prefeita estará de volta ao município