MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU

MAQUETE DO ESTALEIRO DO AÇU
Foto Fernando

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aprovação de Geoparque coloca São João da Barra no cenário do Turismo Internacional





Uma verdadeira diversidade institucional marcou o encontro para discussão do “Geoparque Costões e Lagunas” que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 29, na Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto, no centro de São João da Barra. Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Sá, o subsecretário da pasta, Alex Firme, o assessor da secretaria, André Pinto – organizador do encontro, o vereador Alexandre Rosa, além da coordenadora do projeto, Kátia Mansur, que é doutora em Geologia pela UFRJ, Gisele Ferolla, da Universidade de Zurique, e Álvaro Cruz, da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro.

Houve representação também da ONG Cocidama, da Associação de Hotéis, Pousadas, Bares e Restaurantes (Ashop’s Bar), do Departamento de Recursos Minerais (DRM), Sindicato Rural de São João da Barra, “Ligado no Ambiente” projeto da Andesa, LLX e prefeitura de São João da Barra, Associação de Moradores e Produtores do Quinto Distrito, Conselho Municipal de Cultura, Espaço da Ciência, Projeto Pólen, secretaria de Meio Ambiente de Campos, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável, Casa da Ciência da UFRJ, mestranda do IFF, Ministério da Ciência e Tecnologia, Petrobras e projeto “Soma”, além do professor e historiador ambiental Aristides Soffiati.

Durante o encontro foi abordada a temática Geoparque e suas finalidades: “São locais com sítios do patrimônio geológico e paleontológico de especial importância científica e serão protegidos de forma sustentável, gerando atividades de geração de renda, principalmente turísticas. Vinculado ao Ministério de Minas e Energia, através do Serviço Geológico, o Projeto Geoparques terá um plano de desenvolvimento regional integrado à realidade local”.

O Geoparque “Costões e Lagunas” já mapeou 144 sítios, entre eles, a importantíssima Lagoa Salgada (ou do Salgado), sítio geopaleontológico situado em São João da Barra, originário do período pré-cambriano com espécies raras como o estromatólito, considerado o único fóssil vivo e que explicaria a origem da vida. Além disso, São João da Barra conta com peculiaridades no quesito patrimônio natural e arquitetônico.

“O projeto fluminense abrange 15 municípios do litoral, de Maricá, na região metropolitana, até São João da Barra, no norte fluminense. A partir deste levantamento faremos um inventário do projeto a ser apresentado à Unesco entre os meses de outubro e dezembro deste ano”, esclarece Kátia Mansur.

Caso aprovado, dará ao país o segundo geoparque das Américas e o 78ª do mundo. O Geoparque de Araripe foi criado em 2006, no Ceará. Os estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também já apresentaram propostas e pleiteiam o selo, que garante reconhecimento mundial, por meio de uma rede global, estimulando o turismo científico e cultural.

O Geoparque oferece a possibilidade de proteção da paisagem e dos monumentos naturais, aliada ao turismo e ao desenvolvimento sustentável, focados em infraestrutura, atividades econômicas na área gastronômica, artesanal, dança, cursos de qualificação para fiscais e guias, eventos literários, científicos e ecológicos.

“Os municípios podem trabalhar com roteiros geoturísticos. Para percorrer o Geoparque Costões e Lagunas um turista fecha um pacote de 15 dias. Para se tornar Geoparque é preciso importância internacional e este tem. Na Lagoa Salgada, por exemplo, existem várias teses internacionais e é bem conhecida no exterior. Os estromatólitos são a evidência do início da vida, foram responsáveis pela atmosfera e são reservatórios do pré-sal, isso pouca gente sabe. É bom lembrar também que precisamos do envolvimento das comunidades no projeto. As pessoas têm que se apropriar e reconhecer sua importância”, ressalta Mansur.

Para André Pinto, São João da Barra saiu na frente: “participamos de diversas reuniões da organização para a criação do Geoparque, além de sermos um dos sete primeiros municípios a fazerem reunião com a sociedade. Nesta reunião de hoje saímos mais fortalecidos ainda”. E acrescenta: “Geoparque é a proteção que teremos relacionadas ao patrimônio e visa incentivar a população local a conhecer e valorizar sua origem. Podemos ter um minimuseu da vida no planeta na localidade do entorno da Lagoa do Salgado com amostra de estromatólitos, filmes, peças teatrais, teses, teses, museu dormitório, internet, artesanato temático, ponto de memória da localidade, reunião para contar causos, lendas, danças típicas. Um verdadeiro centro cultural na localidade. A Lagoa do Salgado ser com certeza a comissão de frente deste Geoparque.”

Segundo André, houve um desdobramento do encontro e ficou acordado com a Casa da Ciência da UFRJ que durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia haverá uma parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da secretaria municipal de Meio Ambiente e o Espaço da Ciência para formalizar um evento para discutir assuntos relativos à Lagoa do Salgado com os estudantes das escolas municiais do entorno e comunidade.

De acordo com Mônica Terra, da assessoria de imprensa do projeto “Ligado no Ambiente” numa parceria entre a Andesa, LLX e prefeitura, foi gratificante saber que os atrativos naturais de São João da Barra estão inseridos no projeto Geoparque e que ações sustentáveis com esta incentivarão as comunidades do entorno a melhorar a qualidade de vida, preservando o meio ambiente e gerando renda. “Seremos transmissores dessas boas novas à comunidade escolar”, frisa. O projeto “Ligado no Ambiente” trabalha com Educação Ambiental nas escolas e está em fase de construção da Agenda Ambiental Escolar.

São João da Barra estréia na Copa InterTV de Futsal neste sábado

A equipe de São João da Barra fará sua estréia, neste sábado, dia 30, na Copa InterTV de Futsal. O adversário será Bom Jesus de Itabapoana, em partida com início previsto para as 16h, no Ginásio Poliesportivo da cidade de Itaperuna, no Noroeste do Estado. No grupo de São João da Barra estão, ainda, Porciúncula e São Francisco de Itabapoana.
Com um plantel de 20 atletas, todos do município, São João da Barra espera fazer bonito na competição, como ocorreu em 2009, quando chegou às quartas-de-final. A preparação teve início há duas semanas, como treinamentos às segundas e quartas-feiras, no Ginásio Municipal Arlindo Aquino. A prefeitura de São João da Barra, por meio do Departamento de Esportes, apoio a equipe.
Após enfrentar Bom Jesus de Itabapoana, o time sanjoanense volta à quadra no dia seis de agosto, em São Fidélis, contra Porciúncula. No dia 13 de agosto acontece o último confronto da primeira fase, em Itaperuna, contra São Francisco de Itabapoana.
A Copa Inter TV de Futsal tem jogos realizados no final de semana. Nas regiões Norte e Noroeste as partidas acontecem em Itaperuna e São Fidélis. Na Baixada Litorânea os municípios sede são Araruama e Conceição de Macabu. Cachoeiras de Macacu será a sede na região Serrana.

JUSTIÇA OBRIGA PRESIDENTE GERSINHO A COLOCAR



“Sabíamos a todo instante que estávamos com a razão e a justiça comprovou isso hoje. O povo de São João da Barra não poderia sofrer por inconsequência de um grupo que é minoria. Tem que prevalecer o estado democrático de direito que é regido pelo povo. Agradeço a todos pela oportunidade de reconquistar meu espaço e peço desculpas pelo passado. Agora temos que pensar pra frente”, desabafa o vereador Alexandre Rosa (PPS), vice-presidente da Câmara de São João da Barra, que junto aos vereadores da base governista, Aluizio Siqueira (PTB), Jonas de Oliveira (PMDB), Caputi (PMDB) e Elinho (PSDB) aprovaram o projeto de lei 006/2011 que concede autorização para o executivo suplementar em até 50% o Orçamento Municipal, durante a sessão extraordinária desta quinta-feira, 28 de julho. A emoção tomou conta dos vereadores de situação, da população que lotou o plenário e do público que estava em frente à Câmara Municipal.

O presidente da Câmara de São João da Barra, Gerson Crispim (PMDB), foi notificado por oficial de justiça da decisão da desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Maria Ferreira Alvarenga, mostrando em documento oficial que: “quando a Lei Orgânica Municipal prevê, em simetria com o disposto na Constituição Federal, que o Poder Executivo tem a prerrogativa de requerer urgência na apreciação de seus projetos de lei e determina que, não atendido este pleito de urgência, devem ser sobrestadas as demais deliberações, trata-se de norma garantidora do equilíbrio institucional firmado pelo Poder Constituinte”. E continua: “Trata-se da proteção de direitos e garantias fundamentais manifestados por vezes através de princípios orgânicos e institucionais, que devem prevalecer mesmo perante a vontade do Poder Legislativo. Isto porque, a separação, a independência e a harmonia entre os poderes deve se dar nos termos do equilíbrio instituído pelo texto constitucional. Assim, quando um dos poderes atua de forma incompatível com os limites que lhe são impostos, incumbe ao Judiciário interferir sobre sua atuação, interferência esta que não é violação, mas exatamente a garantia do princípio da separação dos Poderes.

Para o vereador Aluizio Siqueira (PTB), líder do governo na Câmara Municipal, a justiça agora está sendo feita com o povo de São João da Barra. “Já são seis anos e seis meses de uma administração municipal coesa e preocupada em investir em infraestrutura. É inconcebível que o município fique engessado por conta de uma minoria”, relata Siqueira, sendo complementado pelo vereador Jonas de Oliveira (PMDB), que se ajoelhou após aprovação do projeto: “Não podemos perder tempo. Todos temos um grande desafio pela frente e não podemos ficar parados com estas picuinhas. É necessário investir e o poder executivo tem dinheiro em caixa e vai continuar colocando em prática todas as ações que visam melhorar a qualidade de vida do povo sanjoanense”.

A decisão da desembargadora constata, ainda, que: “não pode o Poder Legislativo Municipal recusar aplicação à referida norma alegando que o conteúdo do projeto de lei a que se pediu urgência é inconstitucional”. E continua: “Por isso, deve ser afastada também a alegação de que a decisão fere o caráter interna corporis do ato impugnado, não suscetível de ingerência pelo Poder Judiciário”. O projeto de lei 006/2011 foi encaminhado há mais de dois meses pelo Executivo Municipal em Regime de Urgência.

Baseada no art. 557, caput, do Código de Processo Civil onde diz que: “O relator negará seguimento a recurso manifestamente inadmissível, improcedente, prejudicado ou em confronto com súmula ou com jurisprudência dominante do respectivo tribunal, do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior”, a desembargadora relatora negou seguimento.

Vale lembrar que a Proposta Orçamentária para este ano encaminhada pelo Executivo foi alterada em mais de 28% de seu teor original retalhada por diversas emendas o que em certo momento iria inviabilizar dotações relativas a gastos com pessoal, encargos sociais, serviço de terceiros, entre outras, prejudicando o regular funcionamento de diversas secretarias e órgãos que compõem o Poder Executivo Municipal, fato este que já vinha ocorrendo com a limpeza pública, abastecimento de água, limpa-fossas, pagamento de funcionalismo, manutenção de estradas, obras, dentre outros. O projeto de lei 006/2011 visa recompor as dotações orçamentárias outrora retalhadas.

OUTROS PROJETOS – Com a votação do projeto 006/2011 na sessão extraordinária, a pauta seguiu sua ordem cronológica. Na sessão ordinária foram votados e aprovados o projeto de lei 007/2011 que dá o nome de “Maria Alice dos Santos de Souza” à praça do bairro Nova São João da Barra, o projeto de lei 008/2011, que trata do aumento salarial de 7% para os servidores públicos municipais concedido pela prefeita Carla Machado e o projeto de lei 009/2011 que trata da suplementação para pagamento do reajuste salarial. Foi votado e aprovado também o projeto de lei 036/2010 que dá autorização para o executivo participar do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2012) vai ser no votada na próxima segunda-feira.

COLETA DE LIXO RETORNA POUCAS

Os trabalhadores da empresa União Norte Fluminense, responsável pela limpeza urbana em São João da Barra, suspenderam a paralisação de 48 horas em protesto pelo atraso na votação dos projetos de lei enviados pelo Executivo em regime de urgência, ao Legislativo. Desde o início da tarde, cerca de 500 pessoas se aglomeraram em frente ao Legislativo Municipal e à sede da Prefeitura, aguardando a votação. Dentre eles, muitos dos 409 trabalhadores que esta semana haviam recebido aviso prédio por conta da necessidade de redução em 70% do contrato com a empresa.
            Pouco após a votação, que aconteceu sob força de ordem judicial e pôs fim ao impasse entre o Executivo e o Legislativo, os funcionários da empresa retornaram ao trabalho, recolhendo inicialmente o lixo na Sede do Município. Para colocar a coleta em dia a empresa vai montar um esquema especial a fim de não deixar o lixo acumulado nas ruas. A votação do pedido de autorização para suplementar o orçamento em até 50% era necessário para reordenar a execução orçamentária, após os vereadores terem alterado em 28,3% o orçamento de 2011, por meio de emendas parlamentares.
Pouco após a votação que aprovou o pedido de suplementação, a prefeita Carla Machado disse que a decisão da Justiça e a aprovação pela Câmara “foi uma vitória de São João da Barra”. Carla lembrou que no final do ano passado os vereadores alteraram o orçamento do município, retirando recursos de rubricas importantes, especialmente de serviços contínuos como a limpeza urbana, o abastecimento de água potável no Quinto Distrito, a limpeza de fossas e outros serviços.
- Aos poucos a verdade dos fatos está aparecendo, disse Carla, emocionada, ao receber em sua casa, mais de 300 pessoas. “Essa vitória é de todos. É do povo de São João da Barra”, afirmou. “Nós estamos lutando contra uma ditadura que se instalou na Câmara após a eleição de um presidente que é do meu partido, o PMDB. Esperamos que ele e os demais vereadores possam refletir a respeito do que está acontecendo”, pediu a prefeita.

JUSTIÇA DETERMINA E CÂMARA VOTA PROJETOS DE LEI

Prefeita espera que Legislativo publique mensagens o mais breve possível

            Após mais de dois meses de impasse, finalmente foram votados ontem na Câmara de São João da Barra, por determinação da Justiça, os projetos de lei 006/2011 – que trata da autorização de suplementação orçamentária até o limite de 50%; 008/2011 – que suplementa o orçamento municipal em R$ 17 milhões para o aumento dos servidores municipais e 009/2011 – que concede 7% de aumento aos servidores, a partir de 1º de maio. Com a aprovação dos três projetos ontem, quinta-feira, 28, a prefeita Carla Machado espera que o Legislativo possa publicar e enviar as mensagens o mais rapidamente possível, a fim de que os atrasos causados pela demora na votação sejam minimizados.
            Poucas horas após a votação, os trabalhadores da empresa União Norte Fluminense, responsável pela limpeza urbana no Município retornaram ao trabalho, após uma paralisação de quase 48 horas, em protesto pelo retardamento da votação. Sem a suplementação a Prefeitura estava obrigada a reduzir em 70% os serviços de limpeza pública. Por isso a empresa havia dado aviso prévio a 409 funcionários, o que causou revolta. A suplementação era necessária porque no final do ano passado os vereadores haviam retalhado o orçamento municipal em mais de 28%, por meio de emendas parlamentares.
            A Prefeitura ainda precisa aguardar a publicação e o envio das mensagens aprovadas ao Executivo para sanção da prefeita, a fim de que as alterações sejam feitas no orçamento e todos os serviços contínuos que estavam sendo reduzidos possam ter os seus contratos restabelecidos na totalidade. Além da limpeza urbana, já estavam comprometidos, de imediato, pelos cortes feitos pelos vereadores de oposição, o abastecimento de água potável no Quinto Distrito a mais de 200 caixas d’água comunitárias (só estava sendo feito o abastecimento de escolas e postos de saúde); o trabalho de limpa-fossas, os programas Paif e Peti (que funcionam em imóveis alugados pela municipalidade), o recolhimento de encargos sociais, o Cartão Cidadão e até mesmo os salários de servidores do Gabinete e da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.
            De acordo com a decisão da desembargadora relatora Márcia Ferreira Alvarenga, da 17ª Câmara Cível, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, a suspensão, pelo próprio Tribunal de Justiça, dos efeitos da liminar concedida pela 2ª Vara Cível da Comarca de São João da Barra, fere os princípios estabelecidos no art. 557 do Código de Processo Civil. Ou seja, na visão da desembargadora, o recurso impetrado pela Mesa Diretora, que postergou por mais de 20 dias a votação, sequer deveria ter sido acolhido pelo Tribunal. No recurso a assessoria jurídica da Câmara alega a “inconstitucionalidade” do projeto de lei 006/2011 e a interferência do Judiciário no poder discricionário do Legislativo. A desembargadora sustenta que:
            “(...) A sistemática do processo legislativo, em sede municipal, estadual ou federal, é voltada a permitir a formação deliberativa da vontade democrática, através do amplo e livre debate de ideias, de maneira a converter as escolhas políticas do povo, manifestadas por seus representantes, em escolhas jurídicas, obrigatórias a todos (...)”.
            Em outro trecho, a desembargadora destaca que: “(...) Não pode, portanto, o Poder Legislativo Municipal recusar aplicação à referida norma alegando que o conteúdo do projeto de lei a que se pediu urgência é inconstitucional. Ainda que se atribua dentro do trâmite do processo legislativo o controle prévio de constitucionalidade, este tem função apenas consultiva, para a construção mais adequada do que seja a vontade geral popular. (...)”.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lixo de SJB pode parar nas portas da Câmara e das casas dos “Cavaleiros do Apocalipse”

 


A voo kamikaze dos quatro “Cavaleiros do Apocalipse” de São João da Barra pode terminar, literalmente, no lixo. O orçamento retalhado e o impasse na Câmara, engendrados pelo quarteto, tiraram os postos de emprego de 409 chefes de família atuantes na limpeza de São João da Barra, que já estão cumprindo aviso prévio.
A prefeita Carla Machado, em entrevista à nossa equipe, declarou que a atitude dos quatro vereadores de oposição é absurda. “Em 2004 a verba para o lixo foi de 8.7 milhões, em 2010, 8,5 milhões. Isso, sem falar que, em 2004, eram utilizados equipamentos da PMSB e só faziam a coleta. Hoje se esquecem de falar que o serviço inclui coleta de lixo, coleta de lixo hospitalar, coleta seletiva e limpeza das praias etc. Engessaram o governo. O município tem 130 milhões aplicados e eu não posso usar em benefício da população. Com essas emendas, querem que eu erre para me pegar em improbidade e prejudicam os sanjoanenses.”.
O certo é que, mantida essa situação, essa bomba de efeito retardado também vai estourar nas mãos da população em menos de 30 dias. Caso o lixo não seja recolhido diariamente, ele será acumulado nas portas das residências, o que, além do forte mau cheiro, pode vir a se tornar um caso de saúde pública.
A perspectiva de todo esse caos do lixo já está criando um movimento de cidadãos indignados para armazenar o lixo não recolhido na porta das residências dos “Cavaleiros do Apocalipse” e da Câmara Municipal.
A coisa promete, literal e conotativamente falando, “feder”, em São João da Barra.
fonte:http://fmanha.com.br/blogs/esdras/2011/07/21/lixo-sjb-205/

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Serviços públicos prejudicados .

Começaram a aparecer os primeiros resquícios da instransigência dos vereadores de oposição - Gersinho, Franquis, Kaká e Antônio Mariano. A União Norte, empresa de limpeza pública, além de outros serviços, anunciou que estará dando aviso prévio a 400 funcionários. Outras áreas como assistência social, turismo também vão parar. O picote realizado pelos vereadores no orçamento deste ano com mais de 20 emendas e rubricas zeradas, além de conceder apenas 5% de remanejamento ao executivo e dentro da mesma atividade, é a grande causa da problemática. Os vereadores oposicionistas não colocaram em pauta o projeto 006/2011 que concede remanejamento de 50% para o executivo e assim poder adequar o orçamento de forma planejada como antes dos retalhos. Este tipo de remanejamento é prática comum no âmbito político. É importante ressaltar que a prefeitura tem mais de 130 milhões de reais em caixa, mas precisa de dotação orçamentária. Depois estes quatro vereadores reclamam que tudo cai no colo deles. Mais esta para cair. Imagino todas estas pessoas afetadas, desempregadas, indo às sessões legislativas cobrarem dos quatro. O bicho vai pegar!

Prefeitura pretende entregar casas populares do Carrapicho em agosto



A Prefeitura de São João da Barra espera entregar, até o final de agosto, as 30 casas populares que estão sendo construídas no Carrapicho, em Atafona. O secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, José Amaro Martins de Souza, o Neco, vistoriou nesta quarta-feira (20), as obras, que estão em ritmo adiantado. Outras 30 casas populares começarão a ser construídas no Açu, quinto distrito sanjoanense. O projeto tem a parceria do governo federal, por meio do Ministério das Cidades.

Adriana Lázio da Cunha, uma das beneficiadas com uma casa popular, disse emocionada que é a realização de um sonho. “Estou muito ansiosa para mudar. Tudo é bom quando é da gente. Agradeço a todos que estão realizando esta bênção pra mim”, ressaltou a moradora do Carrapicho. Enquanto a casa própria não fica pronta, ela está sendo beneficiada pelo Aluguel Social, já que mora com a neta de seis anos em um local com apenas um cômodo.

Segundo Neco, a política habitacional visa beneficiar os cidadãos realmente carentes. “A moradia digna é essencial para que a pessoa possa ter cidadania”, afirma o secretário. Ele destaca o programa habitacional do atual governo como uma das formas de melhorar a qualidade de vida da população: “estamos trabalhando firme para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nada é mais justo do que cada um ter a sua casa, a sua moradia digna. É nítida a alegria e a emoção das pessoas que estão sendo beneficiadas com casa popular ou que estão tendo suas casas reformadas”, frisa.

As casas do Carrapicho, cuja previsão de entrega é o final do mês de agosto, são compostas por dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda, contabilizando 50 metros quadrados. Incluído o quintal, a área total chega a 170 metros quadrados. As outras 30 casas, apesar de serem na localidade do Açu, vão beneficiar famílias de diversos pontos do Quinto Distrito como Quixaba e Mato Escuro, dentre outras localidades. As obras devem iniciar em agosto.

Há diversos pedidos na secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos para casas populares e reformas. Foram licitadas 52 reformas de casas e as primeiras a serem atendidas são aquelas que têm laudo técnico condenatório da Defesa Civil. No município, hoje, 110 famílias são beneficiadas pelo Aluguel Social.

“O nosso propósito é atender toda a demanda do povo de São João da Barra. É preciso reiterar que todo ser humano merece ter moradia digna. Vamos trabalhar para alcançar nossos objetivos. Temos ciência do grande crescimento que ocorrerá no Município e os desafios são grandes, mas com transparência, confiança e determinação vamos conseguir”, declara Neco.

Para efetuar o cadastramento tanto das casas populares quanto da reforma de casas deve-se procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) portando documentação – identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda. Após minuciosa análise e visita domiciliar das assistentes sociais, que viabilizam um parecer técnico, encaminha-se a necessidade para uma lista de demanda.

18ª Delegacia da Jucerja em São João da Barra


Inaugurada em São João da Barra no dia 20 de junho de 2011, a 18ª Delegacia Regional da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) vem registrando um atendimento considerado expressivo nesse primeiro mês de funcionamento. Diariamente é atendida uma média de cinco clientes no órgão, instalado no prédio do Centro Municipal de Apoio Empresarial, localizado na Rua Senhor dos Passos, 510 a 512, no centro da cidade.

Funcionando das 10h às 16h, a Delegacia representa mais comodidade e economia de tempo para empresários e contadores que desejam agilizar processos de abertura e de registro de empresas. Além do público local, o órgão atende pessoas de outros municípios da região, já que Macaé e Santo Antônio de Pádua são as únicas outras cidades do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro onde existem delegacias da Jucerja, que estão aptas e emitir CNPJ e inscrição estadual.

— Com a vinda do Porto do Açu, os empresários que chegarem à cidade encontrarão um lugar próximo para que possam fazer o acompanhamento da documentação de seu negócio sem a necessidade de se dirigir ao Rio de Janeiro. Vale destacar a importância da Delegacia para também para os empreendedores da região, que antes tinham que percorrer o mesmo caminho — destaca Jovania Xavier, coordenadora e delegada regional da 18ª Delegacia da Jucerja.

Na opinião do contador José Carlos Cardoso, que mantém um escritório há 20 anos na cidade, a instalação da Delegacia da Jucerja em São João da Barra trouxe um grande benefício para os empresários e, principalmente, para os contadores, profissionais responsáveis por dar entrada em processos de legalização. “Isso facilita muito nosso trabalho e beneficia toda a região, pois não existe mais a necessidade de agilizar o processo no Rio e Janeiro”.

O fato da 18ª Jucerja estar instalada nas dependências do Centro Municipal de Apoio Empresarial significa, de acordo com secretário municipal de Fazenda de São João da Barra, Roberto D’Áffonseca Monteiro, outras vantagens para o empreendedor de São João da Barra. “Ele poderá agilizar a legalização de uma empresa, obter apoio financeiro para a mesma e buscar soluções relativas a recursos humanos em um mesmo local”.

Segundo a prefeita Carla Machado, o ramo empresarial sanjoanense está tendo todas as condições de ampliar os seus negócios. “Criamos o Empresa Legal em parceria com a Universidade Cândido Mendes para abertura de empresas e com um ano de contabilidade e questões jurídicas gratuitas. Investimos em cooperativas e criamos o Fundo de Desenvolvimento Sustentável para dar suporte aqueles que desejam engrandecer seus negócios”, ressalta.

Iniciado em 2007, com a implantação da Delegacia de Petrópolis, o processo de descentralização dos trabalhos da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro evita que interessados tenham que se deslocar até a cidade do Rio de Janeiro para formalizar uma empresa. A primeira delegacia foi instalada no município de Petrópolis. Atualmente são 18 em funcionamento em todo o Estado.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Carla Machado: “O que Garotinho fala não me diz nada!”

Por Aluysio, em 18-07-2011 - 17h07
“O que Garotinho fala não me diz nada! Estou fazendo meu papel como pessoa, como prefeita e como política que se preocupa com os destinos da região”. Agora há pouco, em ligação com o blogueiro, foi assim que a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, reagiu ao desafio eleitoral que lhe teria sido feito publicamente pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR), em programa de rádio do último sábado. Segundo noticiou aqui o blogueiro e jornalista Alexandre Bastos, após Carla ter a possibilidade de se candidatar à Prefeitura de Campos negada pelo prefeito em exercício de Campos, Chicão de Oliveira, o ex-governador provocou: “Venha, Carla. Pode juntar todo mundo. Vamos ganhar no voto”.
Carla confirmou sua participação, às 19h de  hoje, na reunião da Frente Democrática de Oposição. Será o segundo encontro político, no município vizinho, da prefeita sanjoanense com a oposição ao casal Garotinho, depois que o estande do seu município serviu, na 54ª ExpoAgro de Campos, de ponto de encontro para prefeitos do PMDB na região e lideranças de outros partidos que compõem a Frente, no último dia 9. Além disso, na quinta da semana passada, dia 14, Carla também conseguiu com que o vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) recebesse no Rio integrantes da oposição campista, que viajaram à capital do Estado para uma reunião desmarcada em cima da hora, com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Paulo Melo (PMDB).
Aqui e aqui, mais detalhes dos dois últimos encontros de Carla com a oposição de Campos.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Presidente Gerson Crispim mantém decisões contraditórias em sua gestão: Inicia a sessão antes e encerra minutos depois

Os vereadores da base governista – Alexandre Rosa, Aluizio Siqueira, Jonas de Oliveira, Amaro Élio de Souza Ribeiro e Carlos Alberto Alves Maia (Caputi) – estão estupefatos com mais uma decisão contraditória tomada pelo presidente da Câmara de São João da Barra, Gerson Crispim (PMDB), em terminar a sessão da noite desta última quinta-feira (14) em menos de cinco minutos.

Rotineiramente as sessões legislativas iniciam após 17h30 e levam horas as discussões entre os vereadores. O maior motivo para esta sessão relâmpago foi devido aos vereadores da base governista estarem reunidos com o juiz Leandro Loyola para denunciar os abusos cometidos pelo presidente da Câmara. Gerson Crispim, temendo alguma liminar contrária aos seus atos, encerrou em minutos a sessão após leitura da ata da sessão anterior, para surpresa dos vereadores governistas que estavam se dirigindo para a Casa de Leis. Em pauta estavam a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012, o reajuste de 7% para os servidores públicos municipais e a suplementação de R$ 17 milhões destinada ao pagamento de pessoal.

O líder do governo na Câmara, vereador Aluizio Siqueira (PTB), mostrou-se surpreso com o fato. “O que mais causou estranheza é que as sessões nunca começam no horário regimental. Inclusive, no dia 30 de junho, quando o Presidente da Casa foi notificado ás 16 horas pelo oficial de Justiça da determinação do juiz para que se colocassem em pauta três projetos de lei que já teriam os prazos de apreciação não cumpridos, conforme determina a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara, só foi iniciar após as 18 horas”, ressalta.

Segundo o vereador e vice-presidente da Câmara, Alexandre Rosa (PPS), isso nunca ocorreu antes. “As sessões legislativas costumam encerrar ás 20 horas. No dia 30 de junho o Presidente foi notificado para colocar em pauta os Projetos de Lei do Executivo e “enrolou” nitidamente a sessão ultrapassando às 22 horas, com um único objetivo de protelar, ganhar tempo. Para nossa surpresa, foi conseguida uma liminar no TJ em menos de 5 horas para tombar a decisão do juiz local, motivo este da Sessão ter se estendido tanto”, esclarece.

Já o vereador Elinho (PSDB) lembra que muitas vezes ficou esperando o início da sessão porque o horário não é respeitado e realmente não entendeu o que aconteceu. O vereador Caputi (PMDB) desabafa: “Isso é um absurdo! Isso é um desrespeito aos cinco vereadores que vieram cumprir o seu papel. Parece complexo de maioria para aqueles que são minoria”.
 
O vereador Jonas de Barcelos, líder do PMDB na Câmara, diz que isso é uma afronta à democracia que se dá através do respeito à vontade da maioria. “O Presidente da Casa insiste em não colocar os projetos do Executivo em pauta, de forma ditatorial, sem dar o direito a todos os vereadores apreciarem as matérias que são encaminhadas pelo Poder Executivo, cerceiam os nossos pedidos de informação e requerimentos através da triagem de uma Procuradoria tendenciosa para atender apenas a vontade do Presidente da Casa e dos três vereadores que fazem parte do seu grupo político”, frisa, acrescentando que: “somente os quatro vereadores tiveram direito a indicar pessoas para serem chefes de gabinete e assessores, não existiu um profissional sequer indicado por nós nessas inúmeras nomeações ocorridas na Câmara. Tem hora que fico envergonhado de pertencer a esta Câmara pelo baixo nível das discussões, onde presenciei agressão física covarde do vereador Antônio Mariano, fato noticiado nacionalmente”.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Várias irregularidades impedem Rádio Ultra FM voltar à operar em São João da Barra

 


Há quase um mês fora do ar, diversas irregularidades impedem que a Rádio Ultra FM de São João da Barra volte a operar no município. No dia 16 de Junho deste ano, a emissora teve seus transmissores desligados e a acusação dos intitulados diretores-presidentes, Walmyr Medici e Renato Gomes, ambos do Espírito Santo, foi de que a Prefeita Carla Machado teria feito com o objetivo ditatorial.
Porém, o que não explicaram à todos é a série de irregularidades que levou a Prefeitura Municipal de São João da Barra (Secretaria de Comunicação e Procuradoria Geral) a desligar os transmissores e que o OZKNEWS.com.br com exclusividade trás à público.
Os responsáveis pela Rádio Ultra FM obtiveram concessão pelo Ministério das Comunicações para funcionar em seis municípios do Estado do Rio de Janeiro; São João da Barra, Quissamã, Maricá, Carapebus, Bom Jesus do Itabapoana e São José do Vale do Rio Preto.
A empresa colocou, sem autorização do poder público municipal, uma extensão metálica no topo da torre (aparentemente uma parte metálica de aproximadamente 6 metros), extensão esta que não foi originalmente prevista em seus cálculos estruturais e que poderá causar danos nestas estruturas, principalmente em momentos de fortes ventos, sempre comum em região litorânea.
A empresa, além de se utilizar da energia paga pela municipalidade, se utiliza equipamento público de forma inadequada, utilizando-se de potência do transmissor superior ao permitido pela ANATEL, que é de 0,55kw e estavam usando 1,00kw, que atrapalhava as demais empresas de comunicação que compartilham dos mesmos recursos de energia e poderia provocar uma sobrecarga, colocando em risco todos os equipamentos lá instalados.
A empresa não tem funcionários qualificados e treinados para trabalhar na torre, conforme determina as normas de segurança do trabalho. O que poderia causar sérios riscos aos profissionais que lá circulam para atender ás necessidades da empresa, isentando a municipalidade da responsabilidade por qualquer acidente que pudesse acontecer.
A partir destas constatações feitas pelo professor Dr. Leonardo Mendes – Coordenador do Laboratório de Redes de Comunicação da UNICAMP – no dia 10 de junho, devido a implantação da I etapa do Projeto Cidade Radical Digital de São João da Barra, foi confirmado pelo relatório técnico do coordenador municipal da Defesa Civil conforme documento abaixo, obtido com exclusividade pelo OZKNEWS.com.br:
[IMAGEM DO DOCUMENTO DA DEFESA CIVIL]
A empresa, Rádio Ultra FM, sem licença de instalação de antena, fez de forma irregular, no mesmo edifício que funcionam os estúdios da rádio (local diferente do comunicado à ANATEL), chegando a funcionar por algum tempo, teve que parar porque atrapalharia, com isso, serviços importantes para a comunidade como urgência e emergência e interferência via rádios de comunicação e programa Internet Livre (Internet grátis disponibilizado pela Prefeitura), e ainda, sistemas de telecomunicações existentes no município, já que os estúdios estão localizados a Rua Barão de Barcelos, Centro do município, próximo ao prédio da Prefeitura, Câmara, Hospitais, entre outros órgãos.
A Rádio Ultra FM de São João da Barra não possui Alvará de funcionamento e, também, não possui Receita Estadual. Isso significa que a rádio não existe no Estado do Rio de Janeiro. Não paga impostos no Estado e muito menos no município, apenas no Espírito Santo, onde a empresa Rádio Ultra FM Ltda está instalada. Sendo assim, desde 2006 a empresa não paga imposto ao município de São João da Barra e muito menos ao Estado do Rio de Janeiro.
No site da ANATEL, ainda, diz que a emissora está autorizada à funcionar na Rua João de Souza Paes, 149, Bairro de Fátima, em São João da Barra. Porém, a mesma, irregularmente, estava em funcionamento na Rua Barão de Barcelos, conforme citado anteriormente.
Alguns funcionários da emissora não têm carteira assinada, trabalham na ilegalidade. Um exemplo é o locutor Matheus Wolino, que apresentava programa de funk nas noites da emissora.
Não houve autorização da Defesa Civil do Estado (Corpo de Bombeiros) quanto as instalações das antenas da emissora, nem de sua sede, o que significa falta de segurança em suas instalações.
A Rádio Ultra FM Ltda tem como proprietárias Maria Eulália Gomes Vieira (falecida), Jacybera Barroso Medici (falecida) e Lea maria Marconi de Macedo, 56 anos, esta última, envolvida em um esquema de corrupção denominado ‘Escândalo da Sopa’, esquema que desviava dinheiro de um projeto social destinado a distribuir sopa à famílias carentes. Várias pessoas foram condenadas, inclusive o ex-governador do Espírito Santo, José Ignácio Ferreira, por formação de quadrilha, apropriação indébita e lavagem de dinheiro em 2009.
Ainda, consta na Junta Comercial do Espírito santo, informações sobre a data da constituição da empresa, a não alteração contratual, o valor do capital social (R$ 6 mil) e solicitação para instalação de filiais no Estado do Rio. Segundo informações, nenhuma alteração contratual teria sido feita desde sua abertura, em 04 de abril de 2000, também por isto estavam funcionando de forma irregular.
Os que aparecem como diretores proprietários da emissora, José Renato Gomes Vieira (Renato Gomes), filho de dona maria Eulália Gomes Veira (sócia já falecida) e Walmir Barroso Medici (Walmyr Medici), filho de Jacybera Barroso Medici (sócia já falecida), falavam em nome da Rádio Ultra FM de forma irregular, já que não há nenhum documento que comprove as funções de ambos.
A Rádio Ultra FM era uma emissora que tinha tudo para crescer. Mas, aos poucos, com a má administração, funcionários foram demitidos, atrasos de pagamento eram constantes e chegavam a 6 meses, corte no pagamento de comissões financeiras aos funcionários da área de venda eram constantes e troca infinita de funcionários na gerência da emissora em busca de soluções financeiras.
Por diversas vezes Renato Gomes e Walmyr Medici foram alvo de repúdio e indignação da população de São João da Barra, no ar da Ultra FM, por estarem participando dos programas da emissora direto do Espírito Santo. Mal conheciam o município e, por diversas vezes, noticiavam fatos em ruas e localidades trocadas, além de dar pontos de referência inexistentes no município. Uma vergonha.
E quem não lembra da enquete (pesquisa) de cunho político feita ao longo da programação da emissora a fim de prevalecer grupo político e que teve várias irregularidades apontadas pelo OZKNEWS.com.br em 23 de maio deste ano? A emissora, na época, não quis revelar o resultado e, mais uma vez, o OZKNEWS.com.br desmascarou e mostrou o resultado escondido pela emissora. No mesmo dia, quase que no mesmo horário, a emissora divulgou resultados em porcentagem, sem número de votos.
A locutora Patrícia Aquino, que apresentou o programa juntamente com Walmyr Médici, posteriormente ao caso, fez um desabafo no ar em seu programa sobre o assunto.
“O meu programa não é político, eu não gosto de política e minha profissão me obriga a fazer coisas com política contra a minha vontade. As pessoas querem te usar, usar da sua audiência, mas eu não quero e nem gosto de usar minha audiência para política”, disse Patrícia que nunca havia feito pesquisa política em seu programa. A locutora, ainda, disse ter reconhecido vozes de pessoas ligadas à política do município ligando por mais de uma vez e votando na mesma pessoa.
Após, o Portalozk.com repercutiu uma enquete feita na maior rede social do mundo, o Facebook.com, em que colocava em xeque a credibilidade da emissora. Não satisfeito com o resultado negativo, Walmyr Medici fez a mesma enquete em programa apresentado por Patrícia Aquino. Uma ouvinte, Lúcia Lopes, de Atafona, entrou no ar e colocou sua opinião tão duramente que a série de participações foi encerrada.
Por todas essas denúncias, protocolada na Prefeitura de São João da Barra, sob o nº 2042/2011, por José Geraldo Alves Batista, a Prefeitura, no que se referia ao assunto de sua responsabilidade, tomou as devidas providências.
A Rádio Ultra FM de São João da Barra funcionava desde 2006, porém, não possuía alvará de localização e de funcionamento, de acordo com a chefia do Setor de Fiscalização e Arrecadação. De acordo com o codigo tributário do município, nenhum estabelecimento de produção, comércio, indústria prestação de serviços e outros podem se instalar e/ou começar suas atividades sem prévia licença de localização (Alvará de Funcionamento) outorgada pela Prefeitura e, mediante isso, a Secretaria de Fazenda determinou, em virtude desta, entre outras infrações, a interdição do estabelecimento de acordo com o processo administrativo sob o número 2042/2011.
As denúncias da Rádio Ultra FM foram encaminhadas à Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Prefeitura de Quissamã, Inspetoria de Fazenda, Ministério do Trabalho, Junta Comercial do Espírito Santo, Junta Comercial do Rio de Janeiro, Tribunal de Contas da União, Receita Federal, Ministério das Comunicações e Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
font: ozk

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Lançamento do projeto Cidade Digital Radical com videoconferência, em São João da Barra



São João da Barra se engajou de vez no processo de inovação tecnológica. Com o lançamento do projeto Cidade Digital Radical realizado pela prefeita Carla Machado esta semana, o município constrói uma base tecnológica para os empreendimentos e desafios futuros e continua no processo de extinção da exclusão digital. Prova disso foi a primeira videoconferência da história do município, realizada em tempo real entre a prefeita e Alcy Gomes Barreto Viana, diretor da escola municipal Chrisanto Henrique de Souza, localizada no Açu, quinto distrito de São João da Barra. Na ocasião foi entregue o Cartão Cidadão Digital à prefeita Carla Machado e ao vice-prefeito Dodozinho Mendonça.
Com o know-how da Unicamp, uma das mais conceituadas universidades do mundo, o projeto tecnológico é pioneiro e o mais ousado do País, prevendo a criação de infraestrutura, serviços e acesso público para o uso das novas tecnologias e redes telemáticas. Com isso será possível criar interfaces entre o espaço eletrônico e o espaço físico por meio de telecentros, quiosques multimídia e áreas de acesso e serviços, propiciando um ambiente público de comunicações com o objetivo de atender às várias necessidades de interconexão do governo municipal, além de proporcionar a universalização e a inclusão digital para toda a população do município, sem distinção de classe social.
O “Cidade Digital Radical” é uma cidade digital que “fala”, que possui inteligência. O projeto promoverá a modernização total da administração pública, com alto índice de segurança da informação e economia entre 40% e 60% dos recursos com telefonia, tanto para o setor público quanto para o privado, em razão do uso do sistema VoIP. Ao mesmo tempo, o projeto Cidade Digital Radical criará uma única rede para o tráfego de dados de vários serviços, efetivando a universalização das telecomunicações e a inclusão e digital em todos os níveis, ampliando ainda mais o processo de inclusão digital iniciado pelo atual governo, em 2005. Com isso, cada munícipe terá o seu Cartão Cidadão Digital para ter acesso a todos os serviços. O projeto prevê o cadastramento inicial de todos os alunos da rede municipal de ensino e informatização total das escolas que poderão ter internet entre 10 megabytes e 1 gigabyte.
Segundo o professor Leonardo Mendes, PhD em Engenharia Elétrica pela Syracuse University e diretor do Laboratório de Redes de Comunicação da Unicamp, responsável pela coordenação do projeto, ele se caracteriza por ser uma “rede metropolitana de acesso aberto baseada na tecnologia ótica e sem fio (wireless), além de uma rede de governo interligando todos os prédios públicos. Sua aplicabilidade e vantagem para o setor público é nítida quando falamos de Internet, VoIP, sistema de monitoramento, datacenter (centro de dados) municipal, portal municipal, portal do cidadão com e-services, educação mediada por computador, além do e-saúde com programa Comunidade Saudável e a TV pública municipal”, explica.
O setor privado também será beneficiado e poderá conhecer um crescimento acentuado no setor tecnológico a partir desta iniciativa com serviços de Internet, VoIP, IPTV, TV Digital, Segurança, Educação à distância, isso sem contar com cinema digital, callcenter corporativo, entre outros direcionamentos, o que acarretará num nítido fortalecimento econômico para o Município. Já o cidadão será beneficiado com a facilidade de uma série de serviços, além de ter acesso inteiramente gratuito à internet.
Para a prefeita Carla Machado, o projeto é o mais ousado de sua gestão e em relação ao setor tecnológico, o mais ousado no País. A prefeita lembra que o “Cidade Digital Radical” visa acompanhar toda a transformação pela qual o município passará em pouco tempo: “estamos pensando no futuro com ações tecnológicas aplicadas no presente. Este projeto de inovação tecnológica vai nos colocar em lugar de destaque no campo da tecnologia nacional. Ele abrange todas as áreas do governo, além de conter uma proposta de inclusão social e digital”, comemora, acrescentando que o sanjoanense que quiser investir no setor, poderá buscar financiamento no Fundo de Desenvolvimento de São João da Barra. “Serão novos negócios a partir do projeto, inclusão do cidadão, segurança, saúde, educação, o que o torna realmente radical”, frisa.
A população terá melhor eficácia na Educação, maior agilidade na Saúde, maiores e melhores acessos aos serviços públicos e as informações que hoje ainda estão restritas a uma parcela da população.
- Toda esta magnitude torna o projeto totalmente “RADICAL” e diferenciado de todos os que foram apresentados e implantados em alguns municípios do Brasil e porque não dizer, do mundo. Isso sem contar que em nenhum outro município do País terá tão grandioso crescimento, financeiro, populacional, industrial e agora tecnológico como São João da Barra em tão pouco tempo, destaca a prefeita.
O diretor da escola municipal Chrisanto Henrique de Souza, Alcy Gomes Barreto Viana, disse ter sentido uma alegria única, já que o Açu, grande palco do desenvolvimento de São João da Barra, estava participando do lançamento do projeto através de videoconferência. “Este projeto vai beneficiar e muito a educação de nosso município. Informatização das escolas, melhoramento burocrático e monitoramento tanto de nossa parte quanto dos pais dos alunos. Aqueles que tiverem acesso à rede poderão saber, em tempo real, o comportamento de seus filhos na escola”, comemora.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Cerca de 91 alunos concluíram o Curso do Programa Cozinha Brasil no Açu

            Com objetivo de minimizar em 60% o desperdício de alimentos no lixo domiciliar, que representa por ano um volume de 26,3 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados, o Sesi/Firjan, LLX Minas–Rio e a Prefeitura Municipal de São João da Barra firmaram parceria para implantação do Programa Cozinha Brasil que beneficiou aproximadamente 91 alunos na praia do Açu, em São João da Barra, no final do mês de junho.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social, José Amaro Martins de Souza, o projeto foi desenvolvido a partir do trabalho de nutricionistas da entidade que pesquisaram preços em feiras livres e supermercados, testando receitas. O resultado são livros contendo 100 receitas que estimulam o aproveitamento integral dos alimentos e aulas práticas de educação alimentar, com vistas a elevar o nível de saúde de populações de baixa renda, promovendo assim uma alimentação de alto valor nutritivo e de baixo custo.
O curso foi ministrado durante 3 dias, com carga horária de 10 horas, sendo quase 3 horas e meia por dia. Foram formadas duas turmas, uma na parte da tarde e outra a noite. “O objetivo foi estimular o pleno uso de alimentos disponíveis, orientando quanto a melhor forma de preparo, sob a ótica da nutrição, higiene, cultura, recursos naturais e não desperdiço”, explicou o secretário.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que, por volta dos anos 2050, a Terra terá mais quatro bilhões de pessoas, chegando ao patamar de 10 bilhões de seres humanos. Os números assustam, já que atualmente por volta de 800 milhões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento, sofrem de subnutrição crônica ou de má nutrição aguda. Também se chega à avaliação de que, nesse ritmo, seria necessário duplicar a quantidade de alimentos hoje disponíveis.
            O lixo domiciliar no Brasil é composto em 60% de comida, o que representa, a cada ano, um volume de 26,3 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados. Nesse contexto, o aproveitamento integral do alimento pode ser a saída para contornar o problema. Vale ressaltar também que 20% das famílias brasileiras sobrevivem com apenas meio salário mínimo.

Campanha de doação de sangue em São João da Barra


Uma parceria entre a prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Hemocentro Regional de Campos irá mobilizar a população sanjoanense para que participe, na próxima quinta-feira, dia sete, da Campanha de Doação de Sangue no município. Uma unidade móvel do Hemocentro estará à disposição das 8h às 17h, na praça do padroeiro São João Batista, no centro da cidade.
Único serviço de hemoterapia da região, o Hemocentro Regional de Campos atende 17 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense. A doação de sangue se faz necessário para equilibrar o estoque, que costuma diminuir principalmente em períodos de feriados, quando as demandas emergenciais costumam aumentar.
Para que o cidadão esteja apto a doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50 quilos. No ato de doação é necessário apresentar um documento oficial com foto válido em todo território nacional e não estar em jejum.
O doador não pode, ainda, ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas, fazer um repouso mínimo de seis horas antes da doação e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação também se faz necessário para quem deseja doar sangue.

FESTA DA COMUNIDADE DE ÁGUA PRETA

FESTA DA COMUNIDADE DE ÁGUA PRETA
Nos dias 09 e 10 de julho



SÁBADO  09/07/2011
– 15:00 h Torneio de Vôlei
- 20:00 h quadrilha
-Logo após Show de Forró
Domingo  10/07/2011
 - 08:00 h Brincadeiras :
- Cabo de guerra masculino (patrocínio Rodrigo Ramos)
- Cabo de guerra feminino (patrocínio Paudinho)
- Corrida de saco (patrocínio Fernando Ribeiro)
- Corrida rústica masculina (patrocínio Carlinho do Açougue)
- Corrida rústica feminina (patrocínio Marcinho Ribeiro)
- Dança da Cadeira (patrocínio Keli)
- Corrida de Bicicleta (patrocínio Manoel Vianna)
- Concurso de dança (patrocínio Adilson do Açougue)
- Dança da Laranja (patrocínio Reginaldo)
-Complete a música (patrocínio Adilson da Venda)
- Ovo na Colher (patrocínio Luciano do bar)
- Linha na agulha(patrocínio Vitor do bar)
- 08:30 h Torneio de Futebol
- 10:00 h Cavalgada saída do Cazumbá(com café da manhã) rumo a Água Preta.
Na chegada, Show de Forró,entrada franca,e Churrasco liberado( Casa de Availdo).
- 13:00 h MotoCross
Após Apresentação da Equipe “ SEM LIMITE”



Organização:
Analiel e availdo

Vídeo conferência sobre o lançamento da Cidade Digital Radical Praia do Açu.


                  A vídeo conferência de apresentação do projeto Cidade Digital Radical  que foi apresentada nesta segunda feira dia 4 de julho 2011 na E.M. Chisanto Henrique de Souza  Praia do Açu foi um grande sucesso,  30 alunos do EJA,  puderam ver o que  será a dimensão desse projeto que visa interagir todos os setores públicos de São João da Barra facilitando o acesso ao setor da saúde, educação e segurança e outros setores, a prefeita Carla Machado falou direto do Ginásio de Esporte em São João da Barra de onde estava sendo lançado o projeto com o diretor da Escola  Chisanto Henrique de Souza do Açu e para 30 alunos do EJA, que estavam presentes.
                 “Pra gente é uma satisfação muito grande, esperamos que esse projeto atinja seu objetivo princiapal sobre tudo na área da educação do nosso município. Para a educação será um ganho muito grande tanto para os alunos como para os professores e também na questão burocrática na documentão escolar etc... gostaria de parabenizar a prefeita por mais essa belíssima iniciativa para o desenvolvimento do nosso múcípio”  disse  Alcy Gomes Barreto Viana diretor da escola.
                 Pablício estagiário da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, falou para os alunos da grandiosidade do projeto por ser único no país e sua inportância para o desenvolvimento do município de São João da Barra.

Núcleo Avançado do IFF inaugurado em São João da Barra



A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, assinou nesta noite de segunda-feira (04) um convênio com Cibele Daher, reitora do IFF, para a implantação de um Núcleo Avançado do IFF no município, durante a inauguração do espaço que funcionará numa escola pré-moldada licitada com orçamento municipal. Os primeiros cursos, Eletromecânica e Metalurgia – inédito na região, já estão com inscrições abertas até o dia 18 de julho no site www.iff.edu.br ou no Ciep Gladys Teixeira, no centro de São João da Barra, onde funciona um polo de Educação à Distância do IFF com o curso de Segurança do Trabalho.

Diante de uma verdadeira representatividade institucional com a presença do deputado federal Chico D’angelo, deputado estadual Roberto Henriques, presidente da LLX, Otávio Lazcano, vereadores da base governista de São João da Barra, vereadores de Campos dos Goytacazes, Uenf, Fenorte, OSX, LLX, IFF, Faetec, Firjan, CDL de São João da Barra, associações de moradores e comunidade, a prefeita Carla Machado disse que sua gestão vem realizando grande investimento em qualificação profissional devido, principalmente, à demanda do Complexo Industrial e Portuário do Açu, lembrando que: “já existe uma parceria com o IFF nos cursos de Informática Industrial, Segurança do Trabalho e Logística Portuária – este foi criado para São João da Barra. Estamos descentralizando os cursos de Línguas e Informática da Faetec e os levando para todos os distritos. Além disso, estamos construindo a nossa escola profissionalizante nos padrões exigidos pelo MEC para futuramente federalizarmos. Isso sem contar com a construção do Centro Vocacional Tecnológico onde já doamos o terreno. A gente sempre vai buscar o melhor para o nosso povo”.

O deputado federal Chico D’angelo afirmou que a prefeita Carla Machado saiu na frente utilizando recurso próprio para fomentar a qualificação no município. “É como muita satisfação que venho aqui. A estrutura que está sendo montada vai facilitar a implantação do campus do IFF em São João da Barra. Este município tem uma prefeita com quilate, competência, visão e compromisso. É uma prefeita que sabe cobrar da bancada fluminense em Brasília e sabe do grande processo de crescimento pelo qual vai passar o município”, frisa.

O prédio inaugurado servirá como unidade provisória para os cursos do IFF e conta com duas salas de aula, dois laboratórios de informática, sala de desenho, lanchonete e setor administrativo. O local irá abrigar os cursos técnicos até a conclusão das obras da Escola Municipal de Ensino Técnico Profissionalizante, que vem sendo construída dentro das exigências do MEC para futura federalização, em uma área de 90 mil metros quadrados, na BR-356, com capacidade para atender até 1200 alunos.

Cibele Daher reforçou o compromisso de buscar apoio para federalizar o Núcleo Avançado. “Já estamos sensibilizando a Setec/Mec neste sentido. É uma missão dos Institutos, junto às prefeituras, oferecer educação profissional e tecnológica para a melhoria da qualidade de vida da população, por isso, é uma emoção compartilhar esse momento aqui”, comenta.

“Essa iniciativa é uma medida fundamental para atender esses empreendimentos, que apresentam uma avenida de oportunidades, pois damos prioridade para contratações locais. Essa parceria do IF Fluminense com São João da Barra se alinha com essas oportunidades que serão geradas”, destacou o presidente da LLX durante o evento, Otávio Lazcano.

INSCRIÇÕES - Os primeiros cursos oferecidos no Núcleo Avançado de São João da Barra, já no segundo semestre de 2011, Eletromecânica e Metalurgia, prosseguem com inscrições abertas até 18 de julho. A prova será realizada no dia 31 de julho e a relação dos classificados estará disponível no portal do IFF no dia quatro e agosto. Serão oferecidas 90 vagas em cada um dos cursos. É necessário ter concluído a 2ª série do Ensino Médio.

FAETEC E CVT – A prefeita Carla Machado também assinou convênio com Maria Cristina Lacerda, vice-presidente da Faetec, para expandir os cursos de Línguas (Inglês e Espanhol) e Informática (Básica e Avançada) para oito escolas do município o que abrangerá todos os distritos. A representante da Faetec disse, ainda, que com a doação do terreno por parte da prefeitura para a construção de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que será voltado para o Setor Naval em princípio, um projeto já está sendo desenvolvido pelo governo do Estado para ser mostrado para a sociedade o mais breve possível. “Estamos preparando os sanjoanenses para as oportunidades que virão”, ressalta Antônio Neves, secretário municipal de Educação.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Inauguração do Núcleo Avançado do IFF em SJB

 

Na próxima segunda-feira, às 17h, o IF Fluminense e a Prefeitura de São João da Barra inauguram o Núcleo Avançado do município, no prédio que abrigará a unidade.

O Instituto Federal Fluminense e a Prefeitura de São João da Barra inauguram o Núcleo Avançado do IF Fluminense na próxima segunda-feira, 04 de julho, a partir das 17h, no prédio que abrigará o Núcleo, na BR 356, entrada da cidade.
Participam do evento a prefeita do município, Carla Machado, a reitora do IF Fluminense, Cibele Daher, o diretor de implantação do campus, Roberto José, entre outras autoridades e convidados.
O prédio é uma unidade provisória, disponibilizada pelo município, que conta com duas salas de aula, dois laboratórios de informática, sala de desenho, lanchonete e setor administrativo.
Inicialmente irá ofertar dois cursos: Metalurgia, inédito no Instituto, e Eletromecânica. Cada curso oferece 90 vagas e as inscrições para o Processo Seletivo já estão abertas até o dia 18 de julho. As aulas começam no segundo semestre de 2011.
Desde o início da parceria com a Prefeitura de São João da Barra em 2002, 160 técnicos de nível médio foram formados em áreas como Turismo, Informática Industrial, Logística e Segurança do Trabalho.
A expectativa, agora, é que em breve o Núcleo seja transformado em campus avançado, como já garantido pelo secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, em recente reunião em Brasília.
Nesta perspectiva, a Prefeitura de São João da Barra está construindo uma Escola Municipal de Ensino Técnico Profissionalizante, dentro das exigências do MEC, em uma área de 90 mil m2, na BR356, com capacidade para atender até 1200 alunos. A previsão é que a escola seja a futura sede do campus.
“A inauguração do Núcleo demonstra a soma de esforços para tornar ainda mais concreta a parceria com São João da Barra, que vai trazer benefícios à sociedade sanjoanense e mostra, também, o fortalecimento de todo o Instituto na região”, afirma Cibele Daher.

“A Câmara Municipal tem quatro pinóquios”, diz Carla Machado em São João da Barra

A Prefeita Carla Machado (PMDB) falou sobre o enrolo para reajustar em 7% os salários dos Servidores públicos de São João da Barra, que não foi votada em Sessão tensa da Câmara na última quinta-feira (30). Carla Machado concedeu entrevista ao locutor Emilson Amaral, no Programa ‘Bom Dia Cidade’, da rádio Barra FM. Ao total, pelo Portalozk.com (da mesma empresa que administra o OZKNEWS.com.br) foram 603 pessoas ouvindo o programa na internet.
“Eu gostaria de esclarecer tudo o que está acontecendo em nosso município, essa sujeira, essa maldade, por parte de alguns edis da Câmara municipal, por parte de alguns políticos que querem ganhar o pleito eleitoral através de discórdia, de alguns políticos da região que querem esse denuncismo vazio, uma tremenda cara de pau. A Câmara municipal tem quatro pinóquios, cada dia tem mais mentira e a Globo está perdendo esses artistas que representam muito bem. Ontem ganhamos uma liminar para que o Presidente da Casa colocasse em votação os projetos de lei (entre eles o que reajusta o salário dos servidores em 7%). Em menos de 4h, eles conseguiram derrubar a liminar no Rio de Janeiro, com o único intuito de prejudicar a população. Como a gente sabe a má vontade da Câmara, a gente colocou na matéria para que o aumento fosse retroativo ao mês de maio, para não prejudicar tanto os servidores e não tirar o direito que eles têm, que é do reajuste de 7%, o maior aumento dado por uma Prefeitura da região. Ontem parei para assistir a Sessão pela internet, que circo foi feito ontem na Câmara para passar tempo, discutindo ofício… Os vereadores de Situação perceberam que estavam sendo feitos de bobos pela Oposição para que eles ganhassem tempo. A Oposição está fazendo mal à população. As primeiras matérias que eles deveriam colocar em votação, eram as matérias que o Dr., o Juiz da Comarca de São João da Barra expediu para que eles votassem. Ao invés deles crescerem no conceito, estão ficando antipatizadas pela população. Tem que pedir à Deus para que os perdoe, porque eles não sabem o que estão fazendo. Hoje aconteceu a posse dos concursados da Saúde e eu não pude estar presente, mas sempre cheguei junto com o pessoal da Saúde e quero que eles saibam que somos todos irmãos. Nós precisamos realmente ter um orçamento que possa realizar os sonhos da população, e isso tem sido impedido desde o ano passado quando eles retalharam o nosso orçamento. Para o Executivo, eles deram 5% de remanejamento e pra eles, o Legislativo, eles podem usar até 100% de remanejamento. Olha só que incoerência. São dois pesos e duas medidas. Eles querem criar essa falácia, esse denuncismo para desgastar o Governo, porque São João da Barra está conhecida hoje, no mundo inteiro, por tudo o que está acontecendo aqui, por causa do desequilibrio de alguns Vereadores, por causa de agressão física… É isso que eles querem”, desabafou Carla Machado.
fonte: http://portalozknews.com.br/v1/materia/politica/2011/07/01/a-camara-municipal-tem-quatro-pinoquios-diz-carla-machado-em-sao-joao-da-barra/